Impacto do Corona Vírus na logística dos correios

Impacto do Corona Vírus na logística dos correios

Com a pandemia do COVID-19 e diante de todas as necessidades de prevenção para contensão da disseminação do vírus, o Correio vem tomando medidas que impactam nos serviços e sua logística de entregas, conforme segue:

Procedimentos operacionais de entrega e suspensão de alguns serviços

Este é o: boletim nº 3 (20 de março de 2020) devido ao impacto do Corona vírus na logística dos correios.

Em consonância com as medidas preventivas já informadas para evitar a transmissão do Corona vírus, informamos novos procedimentos operacionais, com a ampliação de restrições de contato físico entre pessoas ou de compartilhamento de uso de caneta no momento da entrega de objetos postais:

Objetos com registro e Sedex Documento: Será dispensada a assinatura do recebedor, sendo substituída por imagem fotográfica realizada pelo carteiro no ato da entrega, que contemplará a informação de “ENTREGUE” e o respectivo horário. Esse objeto será depositado na caixa de correspondência ou em local seguro no endereço. Na impossibilidade desse procedimento, o carteiro solicitará a presença de uma pessoa do endereço para entrega do objeto, evitando o contato físico.

Encomendas: Tanto para entregas individuais, como agrupadas, será coletada imagem do objeto contendo o nome legível e o RG informado pelo recebedor ao carteiro e o horário da entrega, mantendo-se a distância mínima recomendada entre as pessoas;

Aviso de Recebimento – AR: Tanto para entregas individuais, como agrupadas, os Avisos de Recebimento serão preenchidos pelos carteiros com todas as informações requeridas informadas pelo recebedor, mantendo-se a distância mínima recomendada;

Mão Própria: O objeto somente será entregue ao destinatário indicado no endereçamento do objeto, seguindo os mesmos procedimentos de dispensa de assinatura do destinatário e com o preenchimento dos dados devidos pelo carteiro.

Malote:  A entrega e coleta de malotes serão realizadas de forma simultânea, para melhor aproveitamento da força de trabalho e diminuição da frequência de contato com os clientes.

Considerando, ainda, as restrições impostas pelo momento de pandemia, ficam suspensos, a partir desta data, os serviços de Marketing Direto, Exporta Fácil Premium, Exporta Fácil Expresso, Documento Internacional Premium e Documento Internacional Expresso.

Informamos, também, que devido às medidas adotadas pela empresa para proteger seus empregados da COVID19, poderá ocorrer aumento no tempo para os atendimentos pela Central de Atendimento dos Correios ou pelo Fale Conosco. 

Na oportunidade, informamos que foi reativado o serviço de Logística Reversa domiciliária, a partir desta data.

Para dar mais agilidade à comunicação de informações e medidas adotadas por esta Empresa no intuito de minimizar os efeitos causados pela pandemia, foi criado um canal para os clientes no Portal Correios, que poderá ser acessado diariamente por meio do endereço www.correios.com.br/comunicados-coronavirus.

Doravante, as comunicações destinadas a você, cliente, serão realizadas, exclusivamente, nesse canal.

Esperamos ter tirado algumas dúvidas sobre o Impacto do Corona Vírus na logística dos correios. E procura sempre manter-se informado e procurar formas de se economizar com fretes!

Nota Fiscal Avulsa (NFA)

Nota Fiscal Avulsa (NFA)

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre a Nota Fiscal Avulsa (NFA) e por isso fizemos esse artigo para tentar esclarecer as dúvidas mais comuns e importantes.

A nota fiscal avulsa (NFA) é um serviço gratuito e facultativo que permite aos microempreendedores individuais (MEI), alguma empresa jurídica não contribuinte do ICMS ou alguma empresa que não tenha obrigatoriedade de emitir a nota fiscal eletrônica (NF-e).

Além das microempresas os profissionais autônomos também podem emitir uma nota fiscal avulsa (NFA) através de seu CPF. Porém para emitir uma NFA através do CPF é necessário que o profissional faça um cadastro na prefeitura da cidade.

As emissões de nota fiscal avulsa são obrigatórias?

Embora as notas fiscais sejam muito importantes, quando é uma venda de produto para pessoa física não é necessário, porém, quando for uma venda para pessoa jurídica é necessário que seja feita uma Nota Fiscal Avulsa (NFA) ou a empresa fazer uma nota fiscal de entrada para receber tais produtos.

Vantagens da NFA

As vantagens da emissão da NFA é que não tem taxas para adesão nem manutenção e não existe uma periodicidade obrigatória para faze-la, assim se os negócios forem devagar não irá gerar custo para o empreendedor que geralmente está começando um negócio.

Além disso, a NFA também pode ser emitida para pessoas físicas (consumidor final) em operações internas.

Remessas entre pessoas físicas, como: doação, venda, entre outras, podem ser transportadas com NFA.

E uma enorme vantagem é que os novos ou pequenos empreendedores podem negociar com grandes empresas.

Se atente a alguns detalhes

Embora ter acesso a Nota Fiscal Avulsa seja bem interessante, fizemos uma pequena lista com alguns detalhes que devem se atentar.

Pontos de atenção ao fazer uso da NFA:

  • Cancelamento de uma NFA leva de 24 a 168 horas (faça NFA com atenção)
  • Não existe carta de correção (Terá que cancelar e fazer outra)
  • Segundas vias apenas sendo solicitada pela Sefaz
  • Tem que ser guardada por pelo menos 5 anos, ou a não apresentação pode gerar multa de até R$1.000,00

Acesse a Secretária da Fazenda do seu estado e veja as instruções para fazer uso deste benefício fiscal.

E o que é recomendado para quem está ingressando no uso de NFA?

A base de todo negócio é ter o pé no chão, aproveite enquanto a nota fiscal avulsa (NFA) atende as necessidades do seu negócio e organize as coisas da melhor forma que conseguir.

Procure ajuda de outros profissionais que estão começando para aprimorar o seu negócio e ajudar outros na sua categoria, quem sabe não gera parceiros que podem crescer junto com você?

Não deixe de pesquisar sobre limites de faturamentos para NFA, MEI e afins, para saber quando sua empresa terá que evoluir no sentido fiscal!

Formas de economizar com o frete

Formas de economizar com o frete

O consumidor compra pela internet para ter economias e sempre procura formas de economizar com o frete ou os produtos que quer entregue em sua residência ou local de trabalho.

Contudo a empresa que fornece o produto também está em busca de formas de economizar com o frete, porém, com menos opções.

As vezes ambos podem pensar que a transportadora não está se esforçando para melhorar o custo, mas a questão é que tem vários itens envolvidos para a transportadora:

  • Distância
  • Praça de atendimento
  • Tipo de veículo usado

E é por isso que é interessante a variedade de opções quando você compra ou vende online para que possa escolher o melhor custo benefício, afinal de contas, a mesma transportadora que cobra mais caro na entrega do produto A, pode acabar cobrando mais barato na entrega do produto B.

Formas para o consumidor economizar no frete

O consumidor não pode escolher o tipo de embalagem, isso quem define é o lojista, mas existem algumas maneiras de economia no frete que pode usufruir:

  • Escolhendo o prazo e transportadora
  • Comprando mais coisas para ter custo-benefício
  • Comprando coisas junto com alguém
  • Escolhendo produtos em regiões mais próximas

Se atentando a estes pequenos detalhes, o consumidor final pode acabar fazendo grandes economias com o frete.

Formas para os lojistas economizarem com o frete

O lojista pode cooperar em algumas formas de economizar com o frete também, uma das formas mais poderosas e que pode ajudar o próprio negócio é na hora de personalizar sua embalagem.

Personalizando sua embalagem, além de trazer um custo-benefício, pode ajudar no marketing do produto e de sua empresa.

Outra forma interessante é fazer pacotes e promoções no site, dizendo que comprando mais daquele produto ou um “combo” pode sair mais em conta.

Se atentem nos detalhes, sejam consumidores, lojistas ou transportadoras, sempre procurem ampliar o “leque” de opções para seus clientes, parceiros e colaboradores.

Ajuste tarifário

Ajuste tarifário

O transporte rodoviário de cargas é o maior modal de transporte que existe no Brasil. Não há nada que se produza ou que se compre ou que se venda que não precise ser transportado.

Diante da crise pela qual o país tem passado, e no anseio de todos pela retomada da Economia, as empresas de um modo geral fizeram ajustes operacionais para se adequarem às poucas demandas do mercado e com isso muitos se abstiveram do repasse dos custos da inflação nas tarifas e serviços.

No segmento do Transporte Rodoviário de Cargas foram cortados postos de trabalho, fechamento de filiais, redução da frota com venda de ativos, etc.

Diante deste cenário algumas empresas ficaram sob a condição de uma verdadeira UTI podendo vir a óbito a qualquer momento que a família desejar.

Felizmente a grande maioria das empresas de Transporte Rodoviário de Cargas são familiares, passadas até de geração para geração, e carregam o coração nas operações e por isso desejam tanto que haja uma reação neste corpo na UTI que não medem esforços para tal.

Por isso penso que com o aquecimento da Economia e sendo o transporte de Cargas um dos primeiros a se beneficiarem pelo aumento da necessidade de transporte, com tarifas de frete justas, teremos um cenário de futuro próspero para todos, Embarcadores e Transportadores.

Cuidados com embalagens nas vendas online

Cuidados com embalagens nas vendas online

Todos os cuidados com embalagens nas vendas online são por conta do vendedor, afinal, todo comércio online tem que tomar cuidado com dois itens importantes:

A embalagem e passar os dados corretos para a transportadora.

Parece simples, mas tem muitos detalhes envolvidos nisso e é por isso que vamos dar algumas dicas referente aos cuidados com embalagens nas vendas online.

Agora vamos auxiliar em 2 pequenos tópicos:

–  Tipos de embalagens e personalizações

– Proteções dentro das embalagens

Tipos de embalagens e personalizações

O tipo de embalagem mais comum é a caixa de papelão, que pode variar do tamanho: C x L x A de 16 x 11 x 2 até 105 x 105 x 105 (medidas em cm).

Tem também os modelos de embalagens plásticas, porém são sensíveis e podem furar, rasgar ou extraviar com mais facilidade e não é recomendado.

A embalagem de papelão, além de mais segura você tem a oportunidade de providenciar uma experiência melhor ao usuário, mas de que forma?

Personalizando sua embalagem, seja com adesivos, embalagens já impressas, dobras especiais e outros detalhes. Tudo isso depende da criatividade da equipe responsável e pelo tipo de produto que a empresa trabalha.

Fazendo isso, acaba surpreendendo seu cliente fazendo com que tenha a possibilidades de ele querer compartilhar a forma que chegou o produto, criando uma confiabilidade, satisfação e até uma divulgação de sua marca.

Proteção dentro das embalagens

Dentre os cuidados com embalagens nas vendas online, separamos uma lista para ajudar a proteger os produtos dentro das embalagens.

Veja a lista desses protetores:

– Plástico bolha

– Almofadas de ar

– Placas de isopor

– Fita gomada / Fita adesiva

– Papel fragmentado

Sendo assim você consegue proteger diversos tipos de produtos da melhor forma possível, garantindo que o produto chegue sem avarias.

Mas esperamos que tenham aprendido algo com nossas dicas sobre cuidados com embalagens nas vendas online e melhore o vínculo com seus clientes.

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