Qual o impacto do combustível no

Para saber qual o impacto do combustível no frete é necessário compreender a representatividade da em nosso cotidiano.

Quando há reajuste nos combustíveis todos são prejudicados, desde a indústria, passando pelo mercado de serviços, até o consumidor final.

A logística tem mais de 12% de envolvimento no PIB do Brasil e isso demonstra que qualquer alteração no valor do combustível, mexe com uma cadeia gigantesca de processos.

 

O aumento que afeta toda população

Muitas pessoas acreditam que os prejudicados são apenas aqueles que consomem diretamente, como:  transportadoras, empresas de ônibus, proprietários de veículos ou motoristas autônomos.

Os combustíveis representam cerca de 40% da composição de um frete, de forma que o setor logístico tem extrema sensibilidade às variações no preço da “bomba” nos postos.

Mas a lista de prejudicados vai ainda além, veja os principais produtos e serviços que são impactados:

  • Serviço de Delivery's
  • Custo de alimentos (produção e distribuição)
  • de passageiros
  • de comércios eletrônicos
  • Remédios e produtos hospitalares
  • Transporte de matéria prima
  • de transportes

Está percebendo qual o impacto do combustível no frete?

Um fato muito importante é que 50% da frota brasileira é composta por caminhoneiros autônomos e uma grande parte destes não possuem contratos fixos.

Dessa maneira, alguns enfrentam dificuldades para repassar essas oscilações de preços para seus embarcadores.

Quem não se lembra da paralisação dos caminhoneiros em 2018 que afetou de maneira muito negativa a economia brasileira?

Existe solução para o aumento de combustível?

Não existe uma solução absoluta ou definitiva para isso. É um tema muito complexo porque envolvem diversas taxas de mercado, aqui e no exterior, gerando aumento no valor final. Isso sem falar nos impostos, sendo o maior deles o ICMS que é um tributo estadual e que varia de um estado para outro.

Como contraponto à alta dos custos, existem empresas de que buscam diferenciadas para seus clientes visando compensar esses gastos de outras formas:

  • de roteirização
  • Logística avançada
  • Otimização na forma de distribuição
  • Parcerias
  • Sistemas de fretes

Adequar o seu negócio investindo em ou em parcerias com empresas que oferecem automação certamente lhe proporcionará redução de custos, principalmente para os segmentos que atuam no formato de online.

No entanto a tecnologia abriu portas para empresas inovadoras fazendo com que concorrentes de mercado busque se atualizar para não perder terreno.

Mas há tantas coisas acontecendo, aqui no Brasil e no mundo, estude onde/como sua empresa pode evoluir e reduzir gastos.

A FRETE CLICK® como uma empresa de tecnologia proporciona ao mercado dos 's, lojistas e indústrias uma forma eficiente, simples e rápida para contratação de frete, permitindo optar pelo menor custo logístico com comparativos on time. Acesse, compare e contrate!

Esperamos ter ajudado para que você entenda melhor qual o impacto do combustível no frete.

Falar com consultor
Olá, como podemos ajudar?