Por que durante a entrega?

Por que conferir mercadorias durante a entrega

Uma questão que começou a circular é “por que conferir durante a entrega”? E está é uma questão importante tanto quanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica.

As vendas on-line crescem cada vez mais, assim o número de transportes necessários para suprir essa aumenta.

Então, vamos analisar os principais motivos para conferir as ?

A e a tecnologia

Um dos principais motivos do por que durante a entrega é que, embora a tecnologia da logística aumente, a maioria dos processos ainda são humanos.

E por mais que os sistemas estejam em dia, devido ao volume de processos, alguém pode causar algum erro ou avaria na mercadoria.

Portanto, sempre que receber algum produto seja em casa ou na empresa, é importante conferir as mercadorias durante a entrega.

O que devemos conferir durante a entrega?

Já sabemos que o erro pode ser humano ou em alguns casos de um sistema durante o processo, então, o que devemos conferir durante a entrega? Vamos à eles:

  • Embalagem se está danificada ou não
  • Se a mercadoria está de acordo com o que comprou
  • Se a mercadoria no interior da embalagem não está danificada
  • Produtos grandes como móveis, conferir se a quantidade de volume está correta como informado na NF
  • Verifique também se outras características estão de acordo, como cor, tamanho, quantidade, etc..

E encontrando algo não-conforme, é imprescindível que já preencha no documento do entregador ou motorista relatando o que foi identificado, havendo devolução ou não das mercadorias para que quem lhe enviou. Isto possibilita que o Remetente do(s) produto(s) tome as devidas providências.

Principais artigos previstos por lei ou decreto

E para finalizar, abaixo seguem 2 artigos previstos no Código Civil referente ao transporte:

Art. 750. A responsabilidade do transportador, limitada ao valor constante do conhecimento, começa no momento em que ele, ou seus prepostos, recebem a coisa; termina quando é entregue ao destinatário, ou depositada em juízo, se aquele não for encontrado (Veja mais clicando aqui).

Art. 9º  A responsabilidade do transportador cobre o período compreendido entre o momento do recebimento da carga e o de sua entrega ao destinatário (Veja mais clicando aqui).

Falar com consultor
Olá, como podemos ajudar?