Responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce

Durante uma compra, nem tudo deve partir da empresa, devemos colocar em pauta as responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce.

Responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce

Mas é claro que a empresa que oferece os produtos deve sempre deixar todas as informações com o máximo de clareza, mas é fundamental que o consumidor final se atente e coopere para que o processo todo seja um sucesso.

No entanto, é do interesse de ambos que o processo de compra e a entrega do produto ocorra bem.

As regras favorecem o consumidor

E com o passar dos anos as leis para compras foram sendo adaptadas com o intuito de favorecer ao consumidor, por isso as empresas tentam deixar os processos mais práticos possíveis.

As empresas têm que sempre buscar melhorar os processos, afinal o insucesso de uma venda para um cliente que compra no e-commerce gera prejuízo para seu negócio.

Por isso, para ajudar o cliente a fazer a parte dele as empresas precisam:

  • Deixar as informações mais importantes sobre o produto
  • Ter as características técnicas completas abaixo das informações
  • Especificar bem a unidade de medida
  • Se necessário, dizer os requisitos mínimos para se obter o produto
  • Emitir nota fiscal com todas as informações corretas
  • Embalar de forma adequada para não danificar o produto
  • Ter canais de atendimento para melhores esclarecimentos

Por mais que pareça uma etapa simples é muito mais complicado do que parece.

Muitas empresas passam por situações que ajudam a entender melhor os perfis de seus clientes, e assim elas conseguem melhorar seu modelo de negócio e processos a partir destas experiências, contribuindo para evitar erros.

O cliente sempre tem razão

Embora as empresas adotem a conduta de que o cliente sempre tem razão, as responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce são simples e precisam ser praticadas, sendo algumas delas:

  • Ler com atenção a descrição do produto para ver se é realmente o que deseja
  • Conferir cores/tamanhos e opções durante a compra
  • Verificar se o produto não é muito grande ou pequeno para o uso
  • Avaliar se o produto tem dimensões compatíveis com a passagem pelas portas da sua residência/prédio/elevadores
  • Preencher as informações corretamente, indicando se é apartamento ou se tem algum complemento
  • Tirar todas as dúvidas por meio de mensagem com a loja, inclusive sobre a entrega, no caso de condomínios ou áreas de difícil acesso.

Mas precisamos dizer que, mesmo que o cliente sempre tenha razão, um pouco de cooperação e prática do bom senso pode ajudar muito ambas as partes, não?

Ajudar as empresas a serem melhores sendo bom como cliente/consumidor, além de aumento no custo dos produtos pela compensação das perdas.

Isso evitará problemas durante os processos que são bem complicados e desgastantes para todas as partes envolvidas.

A melhor relação entre Empresa e Cliente é aquela em que todo mundo ganha!

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