O que é política de privacidade?

O que é política de privacidade?

Ainda é desconhecido por muitos o que é política de privacidade. E por isso as pessoas acabam clicando e aceitando todos os termos que aparecem.

E por ser uma ação, ou melhor, uma reação muito comum, é necessário que em determinadas situações estejamos atentos.

A política de privacidade são termos que descreve as práticas adotadas pelo site ou aplicativo referente as informações de usuários.

Sua principal função é deixar claro a forma que os dados informados ao site ou um sistema web serão utilizados.

E procurando melhorar essa política, agora temos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que ajuda a proteger o usuário.

Como montar uma boa política de privacidade?

Além de entender o que é política de privacidade, é preciso saber que é um termo jurídico.

A política de privacidade tem que ser transmitida ao usuário de forma simples, e o primeiro passo para monta-la é a clareza sobre estas informações.

Mas cláusulas devem ser escritas de forma que usuários leigos em Direito consigam compreender.

No entanto é importante que a política de privacidade fique visível e de fácil acesso ao usuário, tanto no site quanto no aplicativo.

Mas além desses itens, é imprescindível destacar a forma como os dados serão utilizados (LGPD).

Estas ações geram transparência e o portador dos termos passará a boa impressão de honestidade.

Quando se deve ter e o que tem que conter na política de privacidade:

  • Websites ou aplicativos que solicitam dados do visitante;
  • Informações coletadas;
  • A forma que os dados serão trabalhados;
  • Possibilidade de atualização regular da política de privacidade e suas práticas;
  • Leis assegurando a legalidade da política de privacidade do website ou aplicativo;

Agora que está ficando mais claro sobre o que é política de privacidade, vamos falar um pouco sobre o termo jurídico?


O que solicitar para um advogado na hora de montar os termos?

Sugerimos que procure um advogado (a) especializado nessa área, e apresente o maior número de documentos possíveis sobre as informações que trabalha em seu site ou aplicativo, por exemplo:

  • Dados cadastrais
  • Documentos (Se apenas CPF ou RG, etc.)
  • Documentos anexados (Cópias ou fotos)
  • Se algum documento é autenticado
  • Tipos de API’s que usa
  • Possibilidade de integração com terceiros
  • Se alguma informação será repassada a terceiros
  • Informações financeiras, como cartões de crédito ou débito.

O papel do advogado (a) será analisar toda a situação e minimizar a possibilidade de processos judiciais por falhas nos documentos e dados vazados.

Qualquer atualização sobre política de privacidade deve ser informada aos usuários, seja por e-mail, sms, ligação, etc.

O advogado (a) precisará acompanhar todo o processo para evitar alegações de abusividade nas alterações.

Toda consultoria jurídica evita dores de cabeça do empreendedor e garante um site ou aplicativo de grande credibilidade e confiabilidade.

Agora que você sabe o que é política de privacidade, vai deixar a sua em dia?!

Mas se quiser saber sobre LGPD, clique aqui.

Outros assuntos importantes como:

 Site seguro – clique aqui para saber sobre SSL.

Como avaliar a qualidade do meu e-commerce?

Como avaliar a qualidade do meu e-commerce?

Como avaliar a qualidade do meu e-commerce parece ser uma pergunta comum entre os empreendedores online.

muitas pessoas pensam que é “lançar os produtos no site” e começar a vender e não é bem por aí.

Muitas pessoas que querem lançar seus produtos na internet, geralmente entendem do “próprio negócio” ou seja, podem conhecer seus produtos ou serviços.

Mas não fazem ideia das tecnologias necessárias que um e-commerce deve conter.

Quais itens devo avaliar no meu e-commerce?

Separamos uma lista dos principais itens técnicos e de usabilidade que achamos essencial para você empreendedor online verificar e avaliar a qualidade do seu e-commerce.

  • SSL (Site seguro https:// no navegador ativado)
  • Site responsivo (Que se adapta a dispositivos móveis)
  • Transmite confiabilidade durante o cadastro de informações
  • Fácil suporte / Bom atendimento
  • Bom valor de frete com tempo de entrega
  • Avaliação de preços competitivos

Se você não conhece metade dessa lista de como melhorar sua loja virtual ou não tem nenhum setor/alguém responsável na empresa que pode te responder essas perguntas.

É interessante começar a pesquisar sobre esses itens e avaliar bem a situação atual do seu site.

Muitas vezes perde-se venda nos detalhes e a cada dia que passa, o mercado de comércio online fica mais competitivo.

Termos técnicos para avaliação da qualidade de um e-commerce

Se você não pode contar com ninguém para te ajudar nessa avaliação, vamos dar um breve resumo da lista, para que possa entender as funções de cada uma e porque separamos ela:

Certificado SSL em seu e-commerce

O Certificado SSL é o que transmite segurança para o usuário, ele fica com o cadeado verde ao lado do link de seu site no navegador e aparece a frase mágica “site seguro”.

O Certificado SSL é de extrema importância, porque como a maioria dos usuários tem medo de compras online, a falta do SSL pode fazer você perder várias vendas.

Isso já ajuda na parte de transmitir confiabilidade para que os usuários digitem as informações pessoais em seu e-commerce.

Site responsivo, frete, valores e suporte

A avaliação da qualidade do seu e-commerce também depende se seu site é responsivo ou não, hoje em dia mais de 50% dos acessos a sites são de dispositivos móveis.

É interessante analisar se seu site não está preparado para facilitar a compra “mobile” é bom correr para ajeitar isso.

Muitas pessoas querem valores de frete e tempo de entrega rápida, então é bom fazer uma análise completa dessa parte também.

Deixe um suporte fácil, seja um 0800, um atendimento online ou até mesmo um formulário de contato que seja respondido de forma rápida e prática.

É importante para os usuários sentirem que, se precisar, alguém estará lá para atendê-los bem.

Agora com calma, revise todos esses tópicos e faça você mesmo a avaliação da qualidade do e-commerce, para que a qualidade e as vendas aumentem.

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