Ainda é desconhecido por muitos o que é política de privacidade. E por isso as pessoas acabam clicando e aceitando todos os termos que aparecem.
E por ser uma ação, ou melhor, uma reação muito comum, é necessário que em determinadas situações estejamos atentos.
A política de privacidade são termos que descreve as práticas adotadas pelo site ou aplicativo referente as informações de usuários.
Sua principal função é deixar claro a forma que os dados informados ao site ou um sistema web serão utilizados.
E procurando melhorar essa política, agora temos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que ajuda a proteger o usuário.
Como montar uma boa política de privacidade?
Além de entender o que é política de privacidade, é preciso saber que é um termo jurídico.
A política de privacidade tem que ser transmitida ao usuário de forma simples, e o primeiro passo para monta-la é a clareza sobre estas informações.
Mas cláusulas devem ser escritas de forma que usuários leigos em Direito consigam compreender.
No entanto é importante que a política de privacidade fique visível e de fácil acesso ao usuário, tanto no site quanto no aplicativo.
Mas além desses itens, é imprescindível destacar a forma como os dados serão utilizados (LGPD).
Estas ações geram transparência e o portador dos termos passará a boa impressão de honestidade.
Quando se deve ter e o que tem que conter na política de privacidade:
Websites ou aplicativos que solicitam dados do visitante;
Informações coletadas;
A forma que os dados serão trabalhados;
Possibilidade de atualização regular da política de privacidade e suas práticas;
Leis assegurando a legalidade da política de privacidade do website ou aplicativo;
Agora que está ficando mais claro sobre o que é política de privacidade, vamos falar um pouco sobre o termo jurídico?
O que solicitar para um advogado na hora de montar os termos?
Sugerimos que procure um advogado (a) especializado nessa área, e apresente o maior número de documentos possíveis sobre as informações que trabalha em seu site ou aplicativo, por exemplo:
Dados cadastrais
Documentos (Se apenas CPF ou RG, etc.)
Documentos anexados (Cópias ou fotos)
Se algum documento é autenticado
Tipos de API’s que usa
Possibilidade de integração com terceiros
Se alguma informação será repassada a terceiros
Informações financeiras, como cartões de crédito ou débito.
O papel do advogado (a) será analisar toda a situação e minimizar a possibilidade de processos judiciais por falhas nos documentos e dados vazados.
Qualquer atualização sobre política de privacidade deve ser informada aos usuários, seja por e-mail, sms, ligação, etc.
O advogado (a) precisará acompanhar todo o processo para evitar alegações de abusividade nas alterações.
Toda consultoria jurídica evita dores de cabeça do empreendedor e garante um site ou aplicativo de grande credibilidade e confiabilidade.
Agora que você sabe o que é política de privacidade, vai deixar a sua em dia?!
Todos que pretendem ter um site devem se perguntar: “Qual melhor forma de registrar meu www? ”.
Neste artigo vamos falar sobre os tipos de domínios existentes, os melhores caminhos para retirar o seu www e um pouco da parte técnica de como funciona isso.
Qual o melhor lugar para registrar meu www?
Se você vai registrar um domínio que seja “. com.br” o melhor lugar é o www.registro.br.
Ele é a base responsável onde você consegue:
Verificar se o domínio está disponível
Verificar quem é o dono atual, caso esteja indisponível
Fazer o pagamento via boleto ou cartão
Renovação do domínio (Sempre com prazos anuais)
Escolhe quem é o técnico e o financeiro do domínio
Ou seja, mesmo que você não entenda nada de hospedagem, direcionamentos ou coisas do tipo, fique tranquilo. Como proprietário do www, você pode designar uma pessoa para ser o responsável técnico.
Caso ache o www em outro lugar que não seja no registro.br, não o faça. Não deixe que terceiros registrem o seu domínio. Registre no seu nome com CPF ou em sua empresa com o CNPJ, pois caso você caia nas mãos de alguém mal-intencionado, você pode ter problemas para usar o seu www. Por mais que pareça “barato ou vantajoso”, não será!
Então, garanta que ele esteja seu nome ou sua empresa.
O valor de um www gira em torno de R$40,00 por ano (ano de 2020).
Dicas na hora de registrar meu www
Quando for registrar o seu www, se atente com alguns detalhes importantes:
Não deixe nomes longos ou complicados
Se for possível, pague por mais de 1 ano (2 a 5 anos). Ajuda no SEO e garante autonomia
Deixe no seu CPF ou no CNPJ da empresa
Se tiver dificuldades, peça auxílio técnico, mas deixe claro que quer com seus dados ou da sua empresa
Caso tenha mais de uma empresa, pode usar a mesma conta cadastrada no registro.br para cadastrar outros www.
Mas em uma mesma conta você pode delegar CPFs ou CNPJs para contas diferentes, por exemplo:
Mesmo em 2020, muitos empresários do ramo de transportes não se dão conta de como um site pode ajudar uma transportadora.
A preocupação com a logística, fechar novos negócios, acompanhar o mercado, acaba não deixando aquele tempo importante para pensar em possibilidades de melhorar o negócio no quesito tecnológico.
Mas vamos aos principais pontos de demonstração em como um site pode ajudar uma transportadora.
Apresentando sua transportadora
Quando você cria seu site, nele você coloca as informações mais importantes do seu negócio:
Sobre sua empresa
Os serviços que você oferece
As regiões que você atende
As qualidades / diferenciais da sua transportadora
Um contato rápido para dúvidas ou para o comercial
Informação com os sistemas que utiliza para trabalhar e auxiliar seus clientes
Já imaginou, você ter todas essas informações de forma simples onde o cliente entra e já analisa se o seu negócio pode atender as expectativas dele?
E, caso ele tenha alguma dúvida já entra em contato via formulário, Whatsapp ou telefone.
Muito prático, né?
E para entender mais como um site pode ajudar uma transportadora, vamos as tecnologias!
As tecnologias que um site de transportadora pode ter
Com a evolução do mercado e a praticidade das coisas, vão surgindo novas ferramentas e recursos opcionais para cada situação.
O básico que todo site deve ter:
Site responsivo (Adaptado para dispositivos móveis)
Formulário para contato
Informações de contato (Telefone, email, Whatsapp)
Link direto para o WhatsApp (O cliente clica e já inicia contato direto pelo app)
Mas quais recursos intermediário ou avançado o meu site pode ter?
Link para um portal do cliente, onde ele acompanha a carga
Acesso direto no site para um sistema de cotação imediato, como o “Cota Fácil” da Frete Click