por Frete Click | jan 13, 2022 | Logística
A TDE, Taxa de Dificuldade de Entrega, tem como objetivo principal cobrir riscos financeiros não previstos e está ligado diretamente ao local do destinatário e tempo de descarga.
Diferentemente da cobrança do Frete Valor ou do GRIS, em que é possível fixar uma porcentagem sobre o valor do produto, a TDE pode ser cobrada ou não em um mesmo local. Isto dependerá de alguns fatores. Veja a seguir alguns deles:
– Entrega exclusiva: Locais que não permitem a entrada do veículo com outras mercadorias. Normalmente são locais com restrições de segurança;
– Agendamento: Recebimento com hora marcada, janela de horário e/ou necessidade de chegada com antecedência;
– Ordem de chegada: Locais com grande fluxo de entregas e filas sem critério de prioridade para veículos ou produtos. Geralmente Centros de Distribuição e grandes redes comerciais;
– Descarga demorada: Quando exige equipamento de movimentação especial ou a descarga requer cuidados adicionais. Comum com mercadorias de grande porte ou peso acentuado;
– Exigência de separação dos produtos e volumes: Necessidade de coleta de número de série ou lote, preparação de pallets e identificação com etiquetas. Característico em Supermercados, Hipermercados, Centros logísticos.
Por que existe a TDE?
Como já vimos anteriormente, o cálculo do frete é feito com base no peso, volume, valor, distância, impostos e generalidades, porém um outro importante fator neste cálculo é a performance, ou seja, quanto tempo um veículo demora para realizar determinado número de entregas diárias. É aí que entra a TDE, para compensar o custo da hora parada, (veículo, motorista e ajudante) e evitar os prejuízos por improdutividade.
Como negociar a TDE com as transportadoras?
É preciso entender como a transportadora cobra esta taxa. Se, para algumas, a cobrança é feita de acordo com um pré-cadastro do CNPJ do destinatário que é regularmente atualizado ou empresas de um mesmo grupo empresarial, para outras a cobrança ocorre apenas quando o veículo fica parado efetivamente. Importante saber que ambos poderão trazer problemas nos controles dos seus fretes, pois em alguns casos a cobrança poderá ser desnecessária ou até mesmo uma surpresa.
Siga nossas dicas abaixo para reduzir os custos com a TDE:
– Sempre que possível, confirme com seu cliente se há algum procedimento especial ou restrição de horário para entrega.
– Se o agendamento for inevitável, negocie o repasse do valor da TDE com o comprador/destinatário;
– No caso de atendimento por ordem de chegada, em alguns casos, verifique com o cliente se o recebimento poderá abrir exceção para poucos volumes e prioridade do material. E vale sempre a pena a tentativa de informar a sua transportadora e pedir a isenção da taxa;
– Produtos que exigem conferência minuciosa e coleta de dados, como número de série e lote, podem ser negociados entre o cliente/destinatário e a transportadora. Estudando a alternativa de envio dos dados previamente, por arquivos, e os volumes organizados de maneira onde as etiquetas de identificação fiquem visíveis para conferência, seja visual ou por coletores de código de barras.
Para entender melhor sobre a TDE e tudo sobre logística, entre em contato com a FRETE CLICK ®. Somos especialistas em Logística de Frete, Plug-in de frete para e-commerce e Sistemas para Gestão Logística.
Querendo saber sobre fator de cubagem, clique aqui.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre documentos fiscais para o transporte, saiba mais clicando aqui.
No entanto, precisando saber mais sobre as funcionalidades de ter um Gateway de Fretes, clique aqui.
Fiquem atentos e continuem acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®!
por Frete Click | jan 6, 2022 | Logística
A TDA, Taxa de Dificuldade de Acesso, é um valor incorporado no cálculo do frete quando a região, de coleta ou entrega, apresenta particularidades como estas abaixo:
– Vias sem pavimentação e difícil condução dos veículos;
– Locais com histórico de alagamentos;
– Rua muito íngreme;
– Zona Rural;
– Cidade com pouco fluxo de carga;
– Região ou passagem por áreas de Patrimônio Tombado.
Portanto, a TDA é uma maneira de compensar os custos adicionais para a realização das entregas com estas dificuldades.
A TDA é uma taxa totalmente previsível?
Na maioria das vezes só é possível identificar se há dificuldade e qual o grau, quando o veículo chega ao local. Por esta razão, a TDA é uma taxa que, não raramente, gera discussões intermináveis entre a Transportadora e o Contratante do serviço.
Em geral, as dificuldades nestes locais de entrega são vistas de maneira diferente entre as partes envolvidas, uma vez que, o remetente ou o destinatário, tem um olhar mais simplista da sua região.
É possível minimizar os impactos da taxa TDA nos seus fretes?
Como dissemos anteriormente, a TDA pode ser cobrada posteriormente como um valor complementar e normalmente não se consegue negociar a sua isenção.
As transportadoras trabalham em modelo de parcerias, onde os valores são repassados como efeito cascata.
Mas algumas informações importantes podemos obter na contratação do frete. Veja nossas dicas:
– Consulte sua transportadora sobre a disponibilidade de uma relação com alguns locais que já possuem TDA estabelecida;
– Negocie para que, em casos de entregas com TDA, a cobrança seja feita após sua consulta e autorização;
– Tenha controle sobre os destinos de suas encomendas. Quanto melhor mapeado o volume de entrega, mais assertiva será a negociação dos valores dos seus fretes.
Agora, se você não quer ter problemas com sua logística e pretende ter o foco no seu produto, fale com os profissionais da FRETE CLICK®. Além de economizar nos fretes, você terá a sua disposição as melhores transportadoras do Brasil e um time de especialistas que farão a diferença nas suas operações, com acompanhamento diário e todas as informações disponíveis via web.
Para mais informações sobre como contratar os fretes através da FRETE CLICK® clique aqui, ou fale conosco por meio dos nossos canais de atendimento (Whatsapp, Email ou Telefone).
No entanto, se quiser saber sobre Google Adwords para impulsionar sua empresa, clique aqui.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como as Imagens dos Produtos no seu E-commerce impactam nas suas vendas, saiba mais clicando aqui.
E fiquem atentos! Continuem acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®.
Toda semana tem um! 😉
por Frete Click | dez 30, 2021 | Logística
A Taxa de Restrição de Trânsito, também conhecida como TRT, é uma tarifa que foi criada para compor o valor do frete, com o objetivo de cobrir custos adicionais como: combustível, frota e mão de obra.
Para quem não teve a oportunidade de acompanhar o processo de reurbanização dos grandes centros nos últimos anos, basta observar imagens antigas e atuais das regiões metropolitanas.
Avenidas onde transitavam grandes veículos livremente, foram incorporadas com ciclovias, corredores exclusivos de ônibus e calçadas com acessibilidade. Esta transformação trouxe com ela novas regras e proibições na circulação do trânsito, principalmente para caminhões.
Se, por um lado, estas mudanças trouxeram ganho significativo na qualidade de vida das pessoas que passam por estas regiões, do outro, estão as transportadoras que ficaram com a incumbência de se reinventar para continuar prestando serviços com níveis de exigências cada vez maiores.
Nestas regiões, os velhos caminhões, foram substituídos por pequenos veículos e, também surgiram, novos modais para coletas e entregas, tais como: motos e bicicletas. Além disso, novas rotas foram criadas ao redor das áreas de restrições.
O resultado desta equação é possível ser demonstrado da seguinte maneira:
Antes, cada caminhão Truck, que trabalhava com 02 ajudantes, deu origem a 04 VUC’s (Veículo Urbano de Carga), trabalhando com 01 ajudante cada.
Por que a TRT não segue um padrão de cobrança nas transportadoras?
De maneira geral, as transportadoras adotam táticas semelhantes, desde a coleta até a entrega. Entretanto, existem particularidades em seus processos, que facilitam mais, ou menos suas operações. E, esta combinação de fatores, passam, necessariamente, pelos três pontos fundamentais da estratégia gerencial, sendo eles: Perfil de carga, tipo do veículo e área de restrição. Por este motivo, é possível afirmar que, quanto mais homogêneo forem estes elementos, melhor a performance da operação e o preço do frete.
Como saber se meu frete terá taxa de TRT?
Como vimos anteriormente, o primeiro passo, é saber se seu local de coleta e o de entrega estão na relação de TRT da transportadora a ser contratada. É preciso considerar, também, se sua empresa faz envios de encomendas eventual ou frequente. Esta avaliação fará diferença nos custos com os fretes.
Não é uma tarefa fácil administrar uma logística com diferentes transportadoras e suas cobranças. Uma decisão errada, sem conhecimento técnico, pode trazer grandes prejuízos. Lembre-se, uma taxa TRT poderá elevar o custo do frete em até 20%.
Para ter segurança e economia com seus fretes, tenha sempre a Frete Click® para as suas cotações, contratando através da nossa plataforma. Nossos profissionais, com ampla experiência, cuidarão da sua gestão logística.
Caso queira saber sobre logística reversa, clique aqui.
No entanto, se você ainda tem dúvidas sobre frete dos correios para clientes, saiba mais clicando aqui.
Fiquem atentos e continuem acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®!
por Frete Click | dez 8, 2021 | Logística
Em nossa última postagem abordamos o tema FATOR DE CUBAGEM para dar início a série onde mostraremos a composição de valor do frete rodoviário.
Hoje vamos falar sobre dois itens importantes do frete: Frete Peso e Pedágio. Ambos estão ligados diretamente ao peso do produto, seja ele cubado ou real. Desta forma, podemos afirmar que seu frete terá um custo proporcional ao peso, independentemente do valor do produto, ou seja, quanto mais pesado, mais caro será o frete.
Soma-se a este custo, o valor do pedágio, devido este ser cobrado por fração de kg.
Em uma conclusão mais didática, o Frete Peso + Pedágio serão mais relevantes no transporte de uma geladeira do que em um celular, ainda que tenham o mesmo valor de nota fiscal.
Uma certeza você já tem, que é o desafio de fazer o seu produto chegar ao destinatário. Neste sentido é preciso avaliar qual o melhor método a ser utilizado diante de tantas opções que o cenário logístico te oferece.
Diferentemente da área comercial, onde os profissionais trabalham com metas de faturamento, a logística tem como principal objetivo o melhor resultado com o menor custo.
Sabemos que em uma escala de peso, à medida que este aumenta, maior será seu investimento na movimentação de carga.
Isto se aplica internamente e no transporte, sendo que em alguns casos serão obrigatórios o uso de empilhadeiras, plataformas de elevação, paleteiras especiais, caminhões com suspensão a ar, quantidade de eixos adicionais, entre outros. Todos estes cuidados terão reflexo direto no Frete Peso e Pedágio.
Como obter uma boa negociação de preço do frete para produtos pesados:
Quando o assunto é carga fracionada seca, imaginamos um baú com vários volumes semelhantes compartilhando este espaço, porém não podemos esquecer que as semelhanças neste caso ficam apenas no visual. Se o produto a ser transportado tiver um peso concentrado acima da média praticado pela transportadora, certamente o custo deste frete não será o melhor. Isto se deve por estar fora do perfil.
Se este é o seu caso, siga as nossas sugestões:
- Pesquise por transportadoras com know how neste tipo de transporte;
- Procure desenvolver embalagens que facilitem a movimentação dos volumes;
- Negocie o preço do frete com foco no peso e não no Ad Valorem e GRIS;
- Consulte profissionais com experiência no assunto e que possam te orientar de forma isenta e transparente;
- Utilize preferencialmente uma plataforma de contratação de fretes on line. Com a Frete Click você compara e contrata o melhor frete para o seu perfil de carga, além de obter a gestão completa das informações que você precisa.
Sobre Fator de Cubagem saiba mais clicando aqui,
No entanto se quiser saber mais sobre o Impacto do Combustível no Frete, clique aqui.
E continue acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®!
por Frete Click | jul 21, 2021 | Artigos, Logística
A representação da logística na economia brasileira vem crescendo cada vez mais.
Mas a influência do setor logístico no Brasil representa em média de 2010 a 2020 12% do PIB, esse valor segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte).
No entanto esse valor caiu consideravelmente no primeiro semestre de 2020 devido ao início da pandemia, que foi para 5,9%, porém no início de 2021 já voltou a crescer 3,5%.
Qual a realidade que esses valores representam?
Os setores que representam a logística no Brasil são divididos em 4 partes:
- Transporte
- Estoque
- Armazenagem
- Administrativo
No entanto, vamos pegar o ano 2014 como base, onde o PIB de 12,5% foi uma média de R$750 Bilhões movimentados.
Mas estes valores foram distribuídos da seguinte forma:
- Transporte 54% (Média de R$401 Bilhões)
- Estoque 36% (Média de 268 Bilhões)
- Armazenagem 0,7% (Média de 53 Bilhões)
- Administrativo 0,5% (Média de 27 Bilhões)
Mas com essa média de valores, podemos ter base do que é a representação da logística na economia brasileira, certo?
Qual o impacto da Frete Click na logística?
Nós da empresa Frete Click trabalhamos em soluções focadas para o setor logístico.
No entanto nós sempre utilizamos tecnologias atuais para otimizar processos em diversos setores dentro da logística, a fim de se obter maior eficiência e resultados.
Dentre os serviços oferecidos os principais são:
- Fretes online
- Plug-ins de serviços
- Cotação online para transportadoras
- Ferramentas de gestão online
- Sites, entre outros serviços
Como sabemos da grande importância da representação da logística na economia brasileira, estamos cada vez mais atualizando e ampliando nossos serviços neste setor.
No entanto, toda empresa deve trabalhar com quem além de saber da importância, demanda e necessidade destes serviços, sabe da necessidade no uso das novas tecnologias.
Mas se quiser saber mais sobre os principais serviços da Frete Click, não deixe de ler os seguintes artigos:
Clique aqui para saber mais sobre Gateway de Frete.
No entanto, se quiser saber mais sobre a Frete Click, clique aqui.
Mas se quiser saber sobre melhores recursos para sua transportadora, clique aqui.