A evolução das empresas na Pandemia

A evolução das empresas na Pandemia

Esse ano de 2020 ficará marcado, assim como a evolução das empresas na pandemia.

Um ano que se iniciou com projeções modestas de crescimento e com muitos paradigmas no consumo via E-commerce. E, em pouco tempo tudo virou de ponta-cabeça.

Muitas pessoas e empresas foram obrigadas a fazer adaptações que fariam somente nos próximos 20 anos.

De repente a economia despencou, lojas fecharam e todos precisaram se reinventar para sobreviver.

As principais mudanças na evolução das empresas na pandemia

Vamos falar um pouco sobre as principais mudanças:

Com a pandemia ativa e com as decisões de isolamento social, muitas empresas aderiram a modalidade de trabalho: Home-Office

Nesta modalidade os colaboradores das empresas com atividades que não dependem de máquinas ou equipamentos residentes no local de trabalho, exercem as atividades na própria casa.

E os famosos Websites? As empresas que não entenderam a necessidade de ter uma página na internet expondo seus produtos e serviços para facilitar o entendimento, contatos e negociações vão sofrer muito com o mercado.

Muitos lojistas que foram obrigados a fechar seus comércios optaram por uma loja virtual e assim manter suas vendas online.

Os restaurantes fechados e sem giro, tiveram que ir atrás de aplicativos de entregas, trabalhando de portas fechadas e tentando manter um pouco do fluxo das vendas para sobreviverem.

Muitas empresas e pessoas foram obrigadas a se habituar ao uso da tecnologia, desde um simples WhatsApp para negociações, até aprender a usar softwares ou páginas na web para lecionar, fazer reuniões, atender clientes a distância entre outras funcionalidades.

Quais serão os resultados dessas evoluções?

A evolução das empresas na Pandemia é notória, e diante da necessidade de se posicionar no mercado e levar o seu produto ao consumidor, muitas vão manter as novas mudanças mesmo após o termino da pandemia.

Mas há de se tirar uma lição disso tudo e, embora muitos negócios não puderam suportar está crise, muitas empresas estão saindo fortalecidas.

E sua empresa? Está apta para essa nova fase?

O site está mostrando bem seus produtos e/ou serviços?

Está anunciando na internet? Expondo nas mídias? Quem procura por seus produtos, te encontram?

Avalie bem! Cresça e acompanhe o mercado! Não perca oportunidades!

Home Office em tempos de pandemia

Home Office em tempos de pandemia

Muitas empresas aderiram ao sistema de Home Office em tempos de pandemia, e muitas pretendem mantê-lo após as coisas “voltarem ao normal”. E você, está preparado para ser Home Office?

Esse é um tema que pegou todos de surpresa. Para algumas empresas e pessoas tem sido ótimo, mas já para outras, nem tanto.

E para você que está tentando se adaptar neste novo sistema, vamos abordar alguns temas que talvez te ajude no dia a dia:

  • Disciplina
  • Rotina
  • Tecnologia (Ferramentas softwares)
  • Equipamentos

Disciplina e rotina no Home Office em tempos de pandemia

Todos estão tentando se adaptar às novas rotinas, com alguns casos mais difíceis que outros devido ao espaço e quantidade de familiares que moram juntos e enfrentam a mesma situação.

Mas como todos têm que se organizar para a rotina funcionar, então, deve-se fazer um planejamento.

Comece fazendo um levantamento geral como:

  • Quantas pessoas vão trabalhar em Home Office na sua casa
  • Quantos equipamentos tem disponíveis
  • Horários de reunião de resultados (cada empresa deve ter um)
  • Carga diária ou meta semanal
  • Espaço em que consiga trabalhar
  • Melhores horários
  • Internet de boa qualidade para vídeo-chamadas

Faça esse levantamento com quem mora com você, pois cada caso é um caso. Duas coisas são imprescindíveis: ter paciência e levar a sério o cronograma.

Não deixe as mídias sociais abertas, deixe o celular no silencioso, olhe o WhatsApp para assuntos importantes a cada 30 minutos ou a cada 1 hora, se possível. Se policie para perder hábitos ruins e foque em melhorar os novos hábitos.

Equipamentos para Home Office

Essa parte parece mais simples. Quase todos precisam de uma mesa, cadeira e um computador de mesa ou notebook.

Outros podem precisar apenas de um telefone, um celular, um caderno e uma caneta, fantástico não?!

E quem trabalha com mídias sociais, as vezes um smartphone basta!

Em alguns casos, será necessário dividir/intercalar com um ou mais familiares que também precisam trabalhar. Como nem todos têm condições ou estavam preparados para isso, o começo pode ser mais complicado. O importante nesse nosso “novo normal” é que saibamos nos respeitar, e como diz o ditado: “tudo aquilo que é combinado não sai caro!”

Tecnologia – Ferramentas que auxiliam na organização

Existem diversas ferramentas que auxiliam no dia a dia, onde você cria e organiza suas tarefas por tempo ou data.

Vamos citar algumas:

  • Monday
  • Asana
  • Trello

Com essas ferramentas, você consegue organizar suas tarefas individuais, por equipe, por projeto, por empresa, basta começar a usar e conhecer cada uma delas.

No entanto, procure entender mais sobre cada uma destas ferramentas, afinal todas são boas, mas deve definir em qual você se adapta melhor, pela usabilidade de cada uma delas.

Mas lembre-se que trabalhar em Home Office em tempos de pandemia você ganha tempo ao não ter que se deslocar até o trabalho e de volta para casa, então, use esse tempo com sabedoria. Organize-se!

Tente manter bons hábitos como acordar cedo, assim a mente trabalha melhor e a qualidade de vida aumenta.

×