Quando uma empresa precisa levar seus produtos para o virtual a primeira coisa que vem em mente é contratar agência para e-commerce.
Mas hoje em dia com a tecnologia em alta e as empresas buscando atender seus clientes no mesmo lugar, existem outros tipos de empresas que não são agências, mas cuidam do desenvolvimento de sites e lojas virtuais.
E quais serão esses outros tipos de empresas?
O mercado de desenvolvimento
Embora existam diversos tipos de linguagens de programação, uma coisa que ainda não mudou é que todo desenvolvimento visual (Front-End) ainda utiliza as mesmas linguagens:
HTML
CSS
JAVASCRIPT
Essas são as linguagens usadas para o desenvolvimento da parte visual e está em mais de 98% de todos os websites na internet.
Agora, nas linguagens de programação (Back-End) existem diversas linguagens que podem ser utilizadas, com o mesmo padrão de Front-End.
No entanto as empresas de tecnologia e desenvolvimento necessitam de colaboradores com essas experiências, então com a demanda, acabam optando por oferecer esse tipo de serviço.
Como devo avaliar uma empresa que desenvolve lojas virtuais?
Separamos os principais tópicos para que possa contratar agência para e-commerce. Leve em conta a análise esses itens:
Orientação no www e sobre e-mails profissionais
Informar sobre o SSL (Certificado de segurança)
Recomendar boas API’s de pagamentos
Ter um Gateway de frete para gerar opções e comodidade para seus clientes
Facilidade no carrinho de compras e boa UX (User Experience)
Essa listagem é essencial para que seu e-commerce funcione da forma correta. Analise a proposta comercial e faça a avaliação para que não falte nada disso.
Também não esqueça de pedir referências de lojas virtuais já desenvolvidas pelo mesmo, confirme no rodapé o “Desenvolvido por” e veja se os trabalhos da empresa lhe agradam para o seu negócio.
Mas não se preocupe, a seguir vamos deixar mais dicas para que fique expert na hora de contratar agência para e-commerce, confira:
Se você quer vender online precisa de uma empresa especializada em e-commerce.
Levar sua loja física para o virtual não é uma tarefa simples e exige que você tome diversos cuidados durante o processo.
Caso tenha pouco conhecimento do assunto, procure uma empresa especializada em e-commerce onde tenha o suporte necessário para te ajudar nas etapas.
O que eu preciso para ter meu e-commerce?
Antes de ir atrás de uma empresa especializada em e-commerce você precisa avaliar alguns pontos de seu negócio:
Produtos que vai vender online
Características do produto, como peso e dimensões
Padrões de embalagens
Viabilidade de estoque para prazos de entrega
Investimentos
Procure analisar bem os produtos que vai vender, já verifique as categorias para facilitar a busca pelo produto por seus futuros clientes.
As características técnicas são fundamentais junto com os padrões de embalagens, pois a partir disso que serão calculados os fretes.
Tenha muito cuidado com o estoque, pois, caso não tenha, terá que ter um sistema que te acompanha nos prazos de entrega a partir da chegada dos produtos em suas mãos.
Lembre-se, clientes quando compram, querem flexibilidade e muita, mas muita agilidade no prazo de entrega.
E investimentos, porque além dos gastos com desenvolvimento ou uso de alguma plataforma, tem o investimento em marketing.
O que envolve os investimentos da loja virtual?
A princípio o desenvolvimento, independente da empresa que irá contratar, ela vai analisar grande parte das etapas anteriores.
Mas além do desenvolvimento, quais são os investimentos que podem ter?
Marketing
CRM
ERP
Estoque
Lugar físico para manter estoque/coleta
Mas nem todos esses itens são essenciais no início, porém marketing é fundamental, e por quê?
Se o seu site estiver pronto e online e ninguém souber que ele existe, ninguém vai visita-lo e muito menos comprar nele.
Por esses e outros motivos, você precisa de uma empresa especializada em e-commerce.
Para saber mais sobre parte técnica de loja virtual, clique aqui.
Mas se quiser saber mais sobre a integração de fretes, clique aqui.
Caso queira dicas de marketing digital, clique aqui.
Não importa o volume da compra, o cliente sempre quer saber como contratar os melhores fretes.
No entanto, eles pesquisam lugares, procuram confiança, segurança e preço. Eles estão sempre procurando fazer bons negócios. Mas como chamar a atenção deles?
Muitas empresas ao longo do tempo aceitam sugestões e tentam se adaptar ao mercado, mas será que estão fazendo da melhor forma?
Facilitando a vida do cliente
Para que os clientes saibam como contratar os melhores fretes, as empresas têm que procurar meios para facilitar isso em suas lojas virtuais.
Mas como isso pode ser feito? Vejam algumas sugestões:
Promoções com frete grátis
Compras acima de um determinado valor, ter frete grátis
Ter um Gateway de fretes com diversas opções entre prazos e preços
Todas essas informações devem ficar evidentes na hora da compra, quando o cliente fica ciente das opções as expectativas aumentam.
Usar o frete como vantagem é uma grande abordagem, porque muitas vezes o cliente já passou por experiências ruins e conhece apenas valores altos.
Se a informação sobre as vantagens do frete chegar ao seu cliente, ele será surpreendido e já terá outra visão referente a empresa.
Como escolher um bom Gateway de frete para minha empresa?
O Gateway de frete é o caminho para seus clientes saberem como contratar os melhores fretes, então, essa sua decisão tem que ser avaliada com cautela.
Mas quando for avaliar um bom Gateway de frete avalie:
Atendimento
Plugins oferecidos
Facilidade na documentação da API
Suporte técnico
Modo de exibição prática e responsiva
Gestão da sua logística
Procure entender e se informar sobre o assunto, escolher um bom Gateway de frete é uma porta para seu e-commerce atender melhor os seus clientes.
No entanto se quiser mais informações sobre Gateway de frete clique aqui.
Mas se quer conhecer a Frete Click um dos top 5 Gateways de frete, clique aqui.
Se precisa de mais informações sobre plug-ins, clique aqui.
Os empreendedores procurando novidades se perguntam: O que é Omnichannel e como transformar minha loja física em online?
É uma dúvida muito interessante, já que as coisas após esse 2020 cheio de surpresas forçaram muitos comércios a alcançar seu próprio público no online!
O que é Omnichannel?
Omnichannel é o termo utilizado para centralizar “todos os canais” em um mesmo lugar. E o que isso significa?
Que a intenção é deixar todos os itens da empresa ligado ao mesmo lugar, ou seja, com uma mesma base onde o online e o off-line funcionem da forma correta.
Vamos dar um exemplo simples:
João tem uma empresa que vende cortinas e depois de 20 anos de uma loja física aberta, ele resolve abrir uma loja virtual online.
E João tem um sistema onde o controle de estoque da loja física é o mesmo da loja online, ou seja, ele controla tudo do mesmo lugar! No mesmo “canal”.
Muitas empresas até possuem lojas físicas e virtuais, mas nem sempre os estoques estão interligados, algumas preferem fazer de forma separada.
Quais os benefícios de utilizar o Omnichannel?
É um investimento interessante, que além de trazer um controle melhor e facilitado, pode resultar em:
Melhorar as vendas
Facilita o processo de fidelização
Aumenta a qualidade dos serviços oferecidos
Melhora a imagem da sua marca
Com esses detalhes, a longo prazo vai fazer toda a diferença para seu negócio!
Como transformar minha loja física em online?
Mas agora que conhece sobre o Omnichannel, caso tenha uma loja física, pode ser interessante ter uma virtual.
No entanto, não necessariamente você precisa iniciar suas vendas online em “Omnichannel”, afinal, isso requer um investimento maior e um pouco de experiência no ramo “online”.
Mas seria interessante começar a planejar o desenvolvimento de sua loja virtual e um pouco de marketing digital em cima disso, afinal, se fizer sua loja virtual e não divulgar, não vai vender.
Os principais itens para iniciar o marketing digital de sua loja virtual:
Cadastro no Google meu negócio
Criação das mídias sociais (Facebook e Instagram)
Análise de um possível Google Adwords
Tendo o planejamento desta base, já é um bom motivo para iniciar sua loja virtual, após isso, verificar bons ERPs, CRMs e uma parceria com um Gateway de Fretes para ter um excelente início de Omnichannel
Agora que sabe o que é Omnichannel e como transformar sua loja física em online é só começar um bom planejamento!
Conheça nossa Tecnologia e os produtos que poderão te ajudar a ir mais além.
Saiba a diferença entre Marketplace e loja virtual clicando aqui.
Para saber as principais leis sobre e-commerce clique aqui.
Já parou para pensar como o frete pode ser um aliado do seu e-commerce?
Que se mudar algumas estratégias de acordo com seus recursos poderá ganhar a atenção dos consumidores?
E falar um pouco da proporção que isso pode causar na evolução do seu negócio?
Vamos nessa!
Estratégias com o frete no meu e-commerce
O frete sempre será necessário para as lojas virtuais, tanto para quem vende nas proximidades da cidade/estado tanto para quem vende a nível Brasil.
Por esse motivo, sempre temos que estar atentos às novas tecnologias do mercado e os recursos que elas proporcionam.
Afinal de contas, se você não está atualizado certamente alguém estará, e acabará saindo na frente. Por isso é interessante que você fique atento utilizando portais ou blogs de tecnologias.
No entanto, quais estratégias posso utilizar?
Isso varia de negócio a negócio. Você tem que analisar quais desses itens consegue aplicar no seu ecommerce:
Atingindo um valor de compra mínimo
Quando atingir uma quantidade de produtos
Juntando cupons de fidelidade
Incluindo algum produto que está saindo de época
Pontuando produtos para dar desconto no frete
Compensar no valor do produto, para que o frete fique incluso
Mas dependendo do tipo de produtos e do tamanho da empresa, você com certeza poderá adotar algumas destas práticas.
No entanto, é assim que você vai entendendo como o frete pode ser um aliado do seu e-commerce.
Por que escolher o frete é tão importante?
Na sua loja virtual vai passar todo tipo de consumidor:
O que compra pelo menor preço
O que avalia o status da loja
Apressado, que se importa com o prazo de entrega
Que seja “bem atendido” e que seja fácil a compra com benefícios
O que está em dúvida ou esperando uma “bela oportunidade”
Por esses e muitos outros motivos que você precisa aprender como o frete pode ser um aliado do seu e-commerce.
Mas para isso, sua loja virtual tem que estar bem preparada com: