por Frete Click | jun 30, 2020 | Artigos, Tecnologia
Para começar de modo simples, a diferença entre Google Adwords e SEO é que, um você paga para estar bem posicionado, e o outro você trabalha para isso! Como assim?!
De forma simplista, o Google Adwords é uma ferramenta do Google que você faz as devidas configurações e paga para aparecer nas pesquisas pagas, destacadas como: “anúncio”.
Já o SEO (Search Engine Optimization) é quando você trabalha determinados assuntos no seu site para ganhar relevância no Google e, assim, aparecer na parte orgânica (Gratuita).
Os principais pontos sobre o Google Adwords
Vamos citar os principais pontos que fará com que entenda a diferença entre Google Adwords e SEO.
A seguir, veja as vantagens de se investir no Google Adwords:
– Campanha focada em um determinado produto ou serviço
– Configuração de regiões de seu interesse
– Escolha de idade e sexo do público alvo (para melhorar o filtro)
– Retorno rápido
– Investimento inicial de qualquer valor
Embora o investimento inicial seja de qualquer valor, não adianta investir muito pouco e ficar mal posicionado. Como a maioria das pessoas que pesquisam no Google são atraídas pelos primeiros anúncios, procure se aprofundar mais sobre o assunto ou solicitar alguma consultoria.
Caso você tenha um e-commerce e gostaria de saber mais sobre campanhas para produtos, temos um artigo sobre isso, acesse clicando aqui.
Os principais pontos sobre SEO
O SEO embora seja grátis, ele é uma metodologia que tem que ser trabalhada constantemente em seu site, seja um site institucional ou uma loja virtual. Todo site pode ser trabalhado o SEO.
Vamos citar os principais pontos sobre o SEO:
– Resultados a longo prazo
– Obrigatoriedade de conteúdos trabalhados em seu site
– É muito importante para sua marca/negócio
– É necessário à longa data
Mais sobre a diferença entre Google Adwords e SEO
Embora o SEO seja “grátis” para aparecer nas buscas orgânicas do Google (sem pagar) ele é um pouco mais complicado do que parece. Veja o que você tem que fazer no seu site para que ele comece a dar resultados:
– Trabalhar conteúdo de um determinado assunto, produto ou serviço
– Configurar bem a programação da sua página
– Fazer conteúdos que liguem um assunto a outro (Link building)
– Conseguir links de outros sites para o seu conteúdo que fale do mesmo assunto (backlinks)
– Subir no Google Search Console ou instalar algum plug-in em seu site que faça isso automático
Vale dizer que esses itens são apenas um resumo do que deve ser trabalhado para um “start” no posicionamento orgânico.
Não é apenas no Google que existe tráfego pago e tráfego orgânico, nas mídias sociais e diversos outros sites ou aplicativos na internet também tem. Mas o Google é a principal busca de ferramenta orgânica do mundo, e é lá que sua empresa tem que estar.
Caso tenha interesse em saber mais sobre tráfego pago e tráfego orgânico, clique aqui.
* BONUS: Não deixe de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, lá você começa a ter sua presença no Google de forma profissional e completa.
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por Frete Click | maio 26, 2020 | Artigos, Tecnologia
Você que tem sua loja virtual e tem dúvidas sobre o Google Adwords para e-commerce, se atente às dicas que vamos passar neste artigo.
A concorrência aumenta cada vez mais e quem tem loja virtual não pode ficar para trás, porém, tem que ter certos cuidados na hora de tomar decisões porque, embora existam várias ferramentas muito boas, o mau uso delas pode prejudicar o próprio negócio.
Para entender melhor como ele pode ser bom ou ruim, vamos dizer para que servem algumas de suas funções.
O Google Adwords é uma ferramenta do Google que serve como um leilão de palavras-chave que, ao você dar seus lances nessas palavras e uma pessoa fizer a busca usando alguma delas no Google, você pode aparecer nos famosos “Links Patrocinados”.
Quando sua empresa aparece e a pessoa clica no seu anúncio direcionando para sua página, um valor é descontado de seus créditos. Vale lembrar que primeiro você paga (faz um crédito na conta ADS) e depois aparecerá nas buscas do Google.
Recursos do Google Adwords
Para quem quer usar o Google Adwords para e-commerce tem que se atentar com as configurações da conta, que é onde você cria sua “campanha”.
Para criar sua campanha no Google Adwords você tem que escolher entre as seguintes opções:
- Título
- Texto
- Horário de campanha online
- Dias de campanha online
- Região onde o anúncio irá aparecer
- Sexo ou idade do público para quem irá aparecer
- Palavras-chave
Esses itens mencionados são os principais itens que você deve configurar de acordo com o que você conhece de seus clientes. Quanto mais específico for o seu público, mais chances você tem de obter resultados.
Além dessas dicas de configurações, o Google Adwords possuí ferramentas dentro dele como o “Key Planner” – o famoso planejador de palavras-chave. Ele faz com que você saiba o volume de pesquisa daquela palavra mensalmente e nas regiões que você escolher.
Caso seu investimento seja alto, o Key Planner te orienta com uma estimativa limite de quanto poderá gastar em 1 mês, exemplo: se você deixar R$300,00 por dia, o Google vai te dizer que a média máxima que vai gastar é até R$245,00 por dia, o crédito que sobra fica pros dias seguintes.
E fique tranquilo, se tiver dúvidas na hora de criar suas campanhas, o Google Adwords tem canais de atendimento que te orientam na criação de suas campanhas para anúncios.
Por que o Google Adwords pode ser ruim?
Você teria coragem de rasgar uma nota de R$100,00? Pois é exatamente o que você pode fazer se criar uma campanha sem orientação!
Vamos dar um exemplo:
Vamos supor que sua loja virtual venda “Cadeira de balanço infantil”.
Se você escolher a palavra-chave “Cadeira” e anunciar no Google, imaginou quantos tipos de cadeiras existem por aí?
- Balanço
- Rodas
- Cozinha
- Varanda
- Praia
Se você deixa uma palavra genérica, vai atrair diversos públicos que não são do seu interesse.
Quando você vai cadastrar suas palavras-chave, tem a opção de pesquisa “Ampla” e “Exata”. Como todo começo, geralmente o investimento é menor e tem que fazer valer a pena. Então, tente ser o mais específico possível.
Coloque “palavras de cauda longa” que são palavras-chave maiores, como “Cadeira de balanço infantil”, quanto mais específico, mais chances de acertar na palavra chave.
Outra dica importante é anunciar apenas produtos com margem de venda, por exemplo, cada clique no seu anúncio pode ter uma variação de R$0,40 até R$2,00 (Exemplo: no planejador de palavras-chaves ele te dá uma média das primeiras posições).
Comece com produtos com maior lucro, palavras mais específicas. Não entre concorrendo na busca com produtos comuns, comece pelo seu diferencial.
Se o seu produto tem pouco lucro, cuidado dobrado para não perde-lo apenas nos cliques, podendo levá-lo a ter prejuízo.
Como dissemos, é muito bom usar o Google Adwords para e-commerce, mas se não tomar cuidado, pode ficar com sua expectativa aquém. Portanto, procure auxílio de uma empresa, amigo ou até mesmo do próprio suporte do Google.