O transporte rodoviário de cargas é o maior modal de transporte que existe no Brasil. Não há nada que se produza ou que se compre ou que se venda que não precise ser transportado.
Diante da crise pela qual o país tem passado, e no anseio de todos pela retomada da Economia, as empresas de um modo geral fizeram ajustes operacionais para se adequarem às poucas demandas do mercado e com isso muitos se abstiveram do repasse dos custos da inflação nas tarifas e serviços.
No segmento do Transporte Rodoviário
de Cargas foram cortados postos de trabalho, fechamento de filiais, redução da
frota com venda de ativos, etc.
Diante deste cenário algumas empresas
ficaram sob a condição de uma verdadeira UTI podendo vir a óbito a qualquer
momento que a família desejar.
Felizmente a grande maioria das
empresas de Transporte Rodoviário de Cargas são familiares, passadas até de
geração para geração, e carregam o coração nas operações e por isso desejam
tanto que haja uma reação neste corpo na UTI que não medem esforços para tal.
Por isso penso que com o aquecimento
da Economia e sendo o transporte de Cargas um dos primeiros a se beneficiarem
pelo aumento da necessidade de transporte, com tarifas de frete justas, teremos
um cenário de futuro próspero para todos, Embarcadores e Transportadores.
Todos os cuidados com embalagens nas vendas online são por conta do vendedor, afinal, todo comércio online tem que tomar cuidado com dois itens importantes:
A embalagem e passar os dados corretos para a transportadora.
Parece simples, mas tem muitos detalhes envolvidos nisso e é
por isso que vamos dar algumas dicas referente aos cuidados com embalagens nas
vendas online.
Agora vamos auxiliar em 2 pequenos tópicos:
– Tipos de embalagens
e personalizações
– Proteções dentro das embalagens
Tipos
de embalagens e personalizações
O tipo de embalagem mais comum é a caixa de papelão, que
pode variar do tamanho: C x L x A de 16 x 11 x 2 até 105 x 105 x 105 (medidas
em cm).
Tem também os modelos de embalagens plásticas, porém são
sensíveis e podem furar, rasgar ou extraviar com mais facilidade e não é
recomendado.
A embalagem de papelão, além de mais segura você tem a
oportunidade de providenciar uma experiência melhor ao usuário, mas de que
forma?
Personalizando sua embalagem, seja com adesivos, embalagens
já impressas, dobras especiais e outros detalhes. Tudo isso depende da
criatividade da equipe responsável e pelo tipo de produto que a empresa
trabalha.
Fazendo isso, acaba surpreendendo seu cliente fazendo com que
tenha a possibilidades de ele querer compartilhar a forma que chegou o produto,
criando uma confiabilidade, satisfação e até uma divulgação de sua marca.
Proteção
dentro das embalagens
Dentre os cuidados com embalagens nas vendas online,
separamos uma lista para ajudar a proteger os produtos dentro das embalagens.
Veja a lista desses protetores:
– Plástico bolha
– Almofadas de ar
– Placas de isopor
– Fita gomada / Fita adesiva
– Papel fragmentado
Sendo assim você consegue proteger diversos tipos de produtos da melhor forma possível, garantindo que o produto chegue sem avarias.
Mas esperamos que tenham aprendido algo com nossas dicas sobre cuidados com embalagens nas vendas online e melhore o vínculo com seus clientes.
Conforme especificado na tabela referencial de custos da
NTC&Logística, Frete Valor destina-se a cobrir os custos com seguro
obrigatório do transportador rodoviário de cargas e das instalações, além da administração
deste e demais seguros, bem como as despesas com indenizações de mercadorias
não cobertas por seguros como avarias de manuseio, violações, extravios, atos
de vandalismo, furto simples, roubo nos depósitos e etc.
Portanto, ao contrário do que muitos pensam, Frete Valor
não é seguro.
Seguro só pode ser cobrado por seguradoras devidamente
reconhecidas pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.
As transportadoras não cobram seguros em suas operações,
mas sim o Frete Valor que é o preço calculado pelo risco assumido pela empresa
de transporte que está em poder transitório da mercadoria, ou seja, o valor
agregado do produto ou mercadoria a ser transportado é majorado pelo risco que
ele representa na operação de transporte na qual é preciso considerar diversos
fatores relacionados à prevenção da possível avaria ou extravio, tanto no
trajeto da viagem como por motivos de força maior.
O Frete Valor destacado no CTe (Conhecimento de
Transporte) é calculado como percentual sobre o valor de nota fiscal da carga
adicionando, como componente, a soma do frete a ser cobrado pela prestação de
serviços de transporte, exatamente para cobrir os custos da operação de carga e
descarga, deslocamento, manuseio, eventuais ocorrências e demais itens que
estão nas apólices obrigatórias de seguros de transporte de cargas.
Além da necessidade da cobrança de Frete Valor para
suprir as necessidades específicas do transporte da carga, há necessidade de
cobrar a taxa GRIS (Gerenciamento de Riscos e Segurança), a qual não deve ser
confundida com a cobrança de Frete Valor pois o GRIS destina-se a cobrir os
custos inerentes a gerenciamento de risco, no qual entram as mais diversas
necessidades dentre as quais estão as exigências das seguradoras das
transportadoras e dos embarcadores.
Outra típica confusão que temos no mercado é quando
algumas tabelas ou concorrências (BIDs) misturam o termo Ad Valorem com o
seguro do transporte rodoviário de cargas. Então, vale esclarecer que o Ad
Valorem surgiu da necessidade do transporte marítimo e foi considerado, por um
bom tempo, como termo relacionado a seguro de cargas para o modal rodoviário.
Porém isso não reflete mais a realidade, já que foi instituído o Frete Valor
conforme exposto acima.
Portanto meus caros leitores, seguro quem cobra é a seguradora! Ao transportador cabe cobrar pela operação e serviços adicionais especiais para atender a necessidade do contratante com segurança, eficiência e qualidade.
Perspectiva para o e-commerce em 2020, o que esperar?
Cada vez mais as compras online aumentam, os números apenas crescem, as tendências aumentam e as pessoas começaram a perder o medo, as tecnologias melhoram e facilitam as compras dos usuários de diversas formas e por isso queremos mostrar os principais itens e as perspectivas para o e-commerce em 2020.
Faturamento das lojas virtuais em 2019
Por exemplo, só em 2019 o faturamento eletrônico chegou a quase 27 bilhões de reais só no primeiro semestre, com crescimento de quase 12% em relação a 2018. E como resultado até o fim de 2019, chegou a quase 80 bilhões, significa que o faturamento do famoso comércio eletrônico quase dobrou em um semestre.
Quantidade de pessoas comprando online
Em 2019, são mais de 120 milhões de compras online, com ticket médio de R$420,00, e teve o aumento de 6% em usuários, o que chega a quase 60 milhões de pessoas comprando pela internet em diversos setores, e isso da 27% da população brasileira.
O que esperar do e-commerce para 2020?
Os números em 2019 foram incríveis, porém a expectativa para 2020 é melhor ainda, veja a lista que aumentam nossas perspectivas para o e-commerce em 2020:
Novos bancos com sistemas de pagamentos automatizados
Sistemas integrados de diversos tipos
Omnichannel (integração de empresa -> cliente)
Novo governo (trazendo mais de 300 bilhões de investimentos de fora)
Mais indicações
Mais confiabilidade
Facilidade de aquisições de comércios eletrônicos
Conforto / Comodidade / Facilidade / Segurança
Mas ao ver uma lista dessas, os incentivos para trabalhar com e-commerce com certeza vão aumentar!
Você que quer ser um empreendedor online, 2020 vai ser um ano com mais crescimento e perspectiva.
Muito importante, se você já é empreendedor, fique atento as tecnologias que usa na sua empresa, se está atendendo a demanda e se seus clientes estão sendo bem atendidos.
Em outras palavras, já trabalha com entregas eletrônicas? Procure um sistema que consiga integrar e facilitar a entrega e segurança para seus clientes.
Reveja a lista e aumente sua perspectiva para o e-commerce em 2020!