por Frete Click | jan 13, 2022 | Logística
A TDE, Taxa de Dificuldade de Entrega, tem como objetivo principal cobrir riscos financeiros não previstos e está ligado diretamente ao local do destinatário e tempo de descarga.
Diferentemente da cobrança do Frete Valor ou do GRIS, em que é possível fixar uma porcentagem sobre o valor do produto, a TDE pode ser cobrada ou não em um mesmo local. Isto dependerá de alguns fatores. Veja a seguir alguns deles:
– Entrega exclusiva: Locais que não permitem a entrada do veículo com outras mercadorias. Normalmente são locais com restrições de segurança;
– Agendamento: Recebimento com hora marcada, janela de horário e/ou necessidade de chegada com antecedência;
– Ordem de chegada: Locais com grande fluxo de entregas e filas sem critério de prioridade para veículos ou produtos. Geralmente Centros de Distribuição e grandes redes comerciais;
– Descarga demorada: Quando exige equipamento de movimentação especial ou a descarga requer cuidados adicionais. Comum com mercadorias de grande porte ou peso acentuado;
– Exigência de separação dos produtos e volumes: Necessidade de coleta de número de série ou lote, preparação de pallets e identificação com etiquetas. Característico em Supermercados, Hipermercados, Centros logísticos.
Por que existe a TDE?
Como já vimos anteriormente, o cálculo do frete é feito com base no peso, volume, valor, distância, impostos e generalidades, porém um outro importante fator neste cálculo é a performance, ou seja, quanto tempo um veículo demora para realizar determinado número de entregas diárias. É aí que entra a TDE, para compensar o custo da hora parada, (veículo, motorista e ajudante) e evitar os prejuízos por improdutividade.
Como negociar a TDE com as transportadoras?
É preciso entender como a transportadora cobra esta taxa. Se, para algumas, a cobrança é feita de acordo com um pré-cadastro do CNPJ do destinatário que é regularmente atualizado ou empresas de um mesmo grupo empresarial, para outras a cobrança ocorre apenas quando o veículo fica parado efetivamente. Importante saber que ambos poderão trazer problemas nos controles dos seus fretes, pois em alguns casos a cobrança poderá ser desnecessária ou até mesmo uma surpresa.
Siga nossas dicas abaixo para reduzir os custos com a TDE:
– Sempre que possível, confirme com seu cliente se há algum procedimento especial ou restrição de horário para entrega.
– Se o agendamento for inevitável, negocie o repasse do valor da TDE com o comprador/destinatário;
– No caso de atendimento por ordem de chegada, em alguns casos, verifique com o cliente se o recebimento poderá abrir exceção para poucos volumes e prioridade do material. E vale sempre a pena a tentativa de informar a sua transportadora e pedir a isenção da taxa;
– Produtos que exigem conferência minuciosa e coleta de dados, como número de série e lote, podem ser negociados entre o cliente/destinatário e a transportadora. Estudando a alternativa de envio dos dados previamente, por arquivos, e os volumes organizados de maneira onde as etiquetas de identificação fiquem visíveis para conferência, seja visual ou por coletores de código de barras.
Para entender melhor sobre a TDE e tudo sobre logística, entre em contato com a FRETE CLICK ®. Somos especialistas em Logística de Frete, Plug-in de frete para e-commerce e Sistemas para Gestão Logística.
Querendo saber sobre fator de cubagem, clique aqui.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre documentos fiscais para o transporte, saiba mais clicando aqui.
No entanto, precisando saber mais sobre as funcionalidades de ter um Gateway de Fretes, clique aqui.
Fiquem atentos e continuem acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®!
por Frete Click | jan 6, 2022 | Logística
A TDA, Taxa de Dificuldade de Acesso, é um valor incorporado no cálculo do frete quando a região, de coleta ou entrega, apresenta particularidades como estas abaixo:
– Vias sem pavimentação e difícil condução dos veículos;
– Locais com histórico de alagamentos;
– Rua muito íngreme;
– Zona Rural;
– Cidade com pouco fluxo de carga;
– Região ou passagem por áreas de Patrimônio Tombado.
Portanto, a TDA é uma maneira de compensar os custos adicionais para a realização das entregas com estas dificuldades.
A TDA é uma taxa totalmente previsível?
Na maioria das vezes só é possível identificar se há dificuldade e qual o grau, quando o veículo chega ao local. Por esta razão, a TDA é uma taxa que, não raramente, gera discussões intermináveis entre a Transportadora e o Contratante do serviço.
Em geral, as dificuldades nestes locais de entrega são vistas de maneira diferente entre as partes envolvidas, uma vez que, o remetente ou o destinatário, tem um olhar mais simplista da sua região.
É possível minimizar os impactos da taxa TDA nos seus fretes?
Como dissemos anteriormente, a TDA pode ser cobrada posteriormente como um valor complementar e normalmente não se consegue negociar a sua isenção.
As transportadoras trabalham em modelo de parcerias, onde os valores são repassados como efeito cascata.
Mas algumas informações importantes podemos obter na contratação do frete. Veja nossas dicas:
– Consulte sua transportadora sobre a disponibilidade de uma relação com alguns locais que já possuem TDA estabelecida;
– Negocie para que, em casos de entregas com TDA, a cobrança seja feita após sua consulta e autorização;
– Tenha controle sobre os destinos de suas encomendas. Quanto melhor mapeado o volume de entrega, mais assertiva será a negociação dos valores dos seus fretes.
Agora, se você não quer ter problemas com sua logística e pretende ter o foco no seu produto, fale com os profissionais da FRETE CLICK®. Além de economizar nos fretes, você terá a sua disposição as melhores transportadoras do Brasil e um time de especialistas que farão a diferença nas suas operações, com acompanhamento diário e todas as informações disponíveis via web.
Para mais informações sobre como contratar os fretes através da FRETE CLICK® clique aqui, ou fale conosco por meio dos nossos canais de atendimento (Whatsapp, Email ou Telefone).
No entanto, se quiser saber sobre Google Adwords para impulsionar sua empresa, clique aqui.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como as Imagens dos Produtos no seu E-commerce impactam nas suas vendas, saiba mais clicando aqui.
E fiquem atentos! Continuem acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®.
Toda semana tem um! 😉
por Frete Click | dez 8, 2021 | Logística
Em nossa última postagem abordamos o tema FATOR DE CUBAGEM para dar início a série onde mostraremos a composição de valor do frete rodoviário.
Hoje vamos falar sobre dois itens importantes do frete: Frete Peso e Pedágio. Ambos estão ligados diretamente ao peso do produto, seja ele cubado ou real. Desta forma, podemos afirmar que seu frete terá um custo proporcional ao peso, independentemente do valor do produto, ou seja, quanto mais pesado, mais caro será o frete.
Soma-se a este custo, o valor do pedágio, devido este ser cobrado por fração de kg.
Em uma conclusão mais didática, o Frete Peso + Pedágio serão mais relevantes no transporte de uma geladeira do que em um celular, ainda que tenham o mesmo valor de nota fiscal.
Uma certeza você já tem, que é o desafio de fazer o seu produto chegar ao destinatário. Neste sentido é preciso avaliar qual o melhor método a ser utilizado diante de tantas opções que o cenário logístico te oferece.
Diferentemente da área comercial, onde os profissionais trabalham com metas de faturamento, a logística tem como principal objetivo o melhor resultado com o menor custo.
Sabemos que em uma escala de peso, à medida que este aumenta, maior será seu investimento na movimentação de carga.
Isto se aplica internamente e no transporte, sendo que em alguns casos serão obrigatórios o uso de empilhadeiras, plataformas de elevação, paleteiras especiais, caminhões com suspensão a ar, quantidade de eixos adicionais, entre outros. Todos estes cuidados terão reflexo direto no Frete Peso e Pedágio.
Como obter uma boa negociação de preço do frete para produtos pesados:
Quando o assunto é carga fracionada seca, imaginamos um baú com vários volumes semelhantes compartilhando este espaço, porém não podemos esquecer que as semelhanças neste caso ficam apenas no visual. Se o produto a ser transportado tiver um peso concentrado acima da média praticado pela transportadora, certamente o custo deste frete não será o melhor. Isto se deve por estar fora do perfil.
Se este é o seu caso, siga as nossas sugestões:
- Pesquise por transportadoras com know how neste tipo de transporte;
- Procure desenvolver embalagens que facilitem a movimentação dos volumes;
- Negocie o preço do frete com foco no peso e não no Ad Valorem e GRIS;
- Consulte profissionais com experiência no assunto e que possam te orientar de forma isenta e transparente;
- Utilize preferencialmente uma plataforma de contratação de fretes on line. Com a Frete Click você compara e contrata o melhor frete para o seu perfil de carga, além de obter a gestão completa das informações que você precisa.
Sobre Fator de Cubagem saiba mais clicando aqui,
No entanto se quiser saber mais sobre o Impacto do Combustível no Frete, clique aqui.
E continue acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®!
por Frete Click | jun 18, 2021 | Artigos, E-Commerce, Logística
Todas as transportadoras procuram evitar problemas nas entregas para e-commerces, embora já existam algumas regras, leis e procedimentos, em alguns casos ainda acontecem adversidades.
No entanto ninguém fica de fora dessa, seja transporte próprio ou parcerias, se os proprietários ou lojistas que gerenciam as entregas não tomarem todos os devidos cuidados, podem ter prejuízos.
E os prejuízos nem sempre são pequenos, por isso, avalie bem o produto que está vendendo e suas regras de negócio.
Atenção com os produtos e procedimentos
Existem diversos tipos de produtos para entrega e todos devem receber a devida atenção, porém alguns procedimentos com produtos maiores precisam ser um pouco mais estudados, tanto para a proteção da empresa, quanto para a do cliente.
Vamos citar alguns dos principais tópicos para evitar problemas nas entregas para e-commerces:
- Nota fiscal com dados corretos da entrega
- Dados completos do produto
- Especificações técnicas de acordo
- Confirmar o endereço de entrega
- Se o produto for de médio/grande porte, sugerir a verificação das dimensões se podem ser entregues no local
- Dependendo do endereço de entrega, se for prédio/condomínio verificar os acessos e se podem ser entregues da maneira correta.
Esses são os fatores mais comuns que causam problemas dependendo do produto e situação, portanto, certifique-se que os setores responsáveis da empresa confirmem algumas informações para evitar problemas.
Essas informações devem ser registradas via e-mail ou sistema, tanto da parte da empresa quanto do cliente, para que fique bem documentado.
Por que devo me atentar tanto com certos procedimentos?
Grande parte dos lojistas procuram a melhor forma de atender os clientes e evitar problemas nas entregas para e-commerces.
Porém, as leis são muito favoráveis ao consumidor e, por este motivo, determinados produtos devem ser anunciados com cautela.
Imagine que produtos maiores como refrigeradores, colchões, sofás e similares não passem pela porta de um apartamento ou não caibam num elevador. Se ambas as partes não forem bem instruídas, as coisas podem ficar bem complicadas.
Não é incomum que as transportadoras não realizem entregas no apartamento, já que normalmente para reduzir custo de transporte, as entregas ocorram apenas na presença do motorista e um ajudante. Se o local não possui estacionamento apropriado para o veículo e gente de apoio no local, a contrapartida é efetuar a entrega na portaria.
Nos casos em que há recusa ou uso da lei do arrependimento por parte do consumidor, se os responsáveis pela retirada do produto não agirem em tempo hábil e alinhar com o cliente um prazo para o recolhimento, pode acontecer dele se desfazer da mercadoria alegando não ter onde guardar e aí, a grosso modo, vai “ficar por isso mesmo”. Principalmente em vendas feitas através de marketplaces.
Por esses e outros motivos, sempre é bom avaliar as situações a fim de evitar problemas nas entregas para e-commerces.
Caso queira saber mais sobre embalagens de produtos, clique aqui.
Para saber a respeito de segurança de loja virtual, clique aqui.
No entanto, se tem interesse em informações de marketing digital, clique aqui.
por Frete Click | maio 6, 2021 | Artigos, Logística
A maioria das lojas virtuais oferecem o serviço de entrega Sedex no site, além do PAC e entrega normais dos Correios.
Mas será que hoje, só isso é suficiente para atender a demanda? Prazos? Satisfação do cliente?
Ter a entrega Sedex no site é importante, mas vamos ver quais opções podem melhorar muito mais sua credibilidade, tanto online quanto off-line?
Plug-In o Gateway de Frete
Muitos ainda não conhecem tal ferramenta, embora possam até já ter utilizado mas não sabem sobre seu nome técnico ou funções disponíveis.
No entanto, essa ferramenta tem o poder de ajudar aqueles que possuem lojas físicas e lojas virtuais.
Para quem tem loja física, basta acessar o link de cotação clicando aqui.
Quando ele acessa, preenche as informações da mercadoria, local de retirada e entrega.
E no final do preenchimento ele vai ter em mãos:
- Transportadoras disponíveis para a entrega desejada
- Valores finais
- Prazo para a coleta no local
- Prazo para a entrega
Parece um sonho, não? Inclusive também tem a entrega Sedex no site junto com as outras opções, ficando muito fácil comparar o custo benefício de suas entregas.
No entanto, se você possui um e-commerce, essas opções irão aparecer para seus clientes na hora em que eles informarem o CEP para ver sobre o frete.
Imagina a facilidade e confiança que seus clientes vão ter usando um sistema desses e ainda com diversas opções com custo-benefício excelentes!
Garantia de sucesso com entrega Sedex no site
Além desse sistema ser prático e rápido isso tudo pode ser tão bom ou até melhor quanto ter uma entrega Sedex no site.
Você terá mais opções para seus clientes, seguro de carga nas contratações de Transportadoras e ainda aumentar o controle de suas vendas.
Não deixe de conhecer mais detalhes sobre essa ferramenta que vai te ajudar nas conquistas do dia a dia.
Precisando entender mais sobre Gateway de frete, clique aqui.
Mas caso queira saber como contratar um e-commerce, clique aqui.
No entanto se precisa aumentar seu alcance de clientes e precisa aprender a gerar Leads através de um blog, clique aqui.
Qualquer outra dúvida ou solicitação, entre em contato com nossa equipe comercial.