O consumidor compra pela internet para ter economias e sempre procura formas de economizar com o frete ou os produtos que quer entregue em sua residência ou local de trabalho.
Contudo a empresa que fornece o produto também está em busca de formas de economizar com o frete, porém, com menos opções.
As vezes ambos podem pensar que a transportadora não está se esforçando para melhorar o custo, mas a questão é que tem vários itens envolvidos para a transportadora:
Distância
Praça de atendimento
Tipo de veículo usado
E é por isso que é
interessante a variedade de opções quando você compra ou vende online para que
possa escolher o melhor custo benefício, afinal de contas, a mesma
transportadora que cobra mais caro na entrega do produto A, pode acabar
cobrando mais barato na entrega do produto B.
Formas
para o consumidor economizar no frete
O consumidor não pode escolher o tipo de embalagem, isso quem define é o lojista, mas existem algumas maneiras de economia no frete que pode usufruir:
Escolhendo o prazo e transportadora
Comprando mais coisas para ter custo-benefício
Comprando coisas junto com alguém
Escolhendo produtos em regiões mais próximas
Se atentando a estes
pequenos detalhes, o consumidor final pode acabar fazendo grandes economias com
o frete.
Formas
para os lojistas economizarem com o frete
O lojista pode cooperar em algumas formas de economizar com o frete também, uma das formas mais poderosas e que pode ajudar o próprio negócio é na hora de personalizar sua embalagem.
Personalizando sua
embalagem, além de trazer um custo-benefício, pode ajudar no marketing do
produto e de sua empresa.
Outra forma interessante é
fazer pacotes e promoções no site, dizendo que comprando mais daquele produto
ou um “combo” pode sair mais em conta.
Se atentem nos detalhes,
sejam consumidores, lojistas ou transportadoras, sempre procurem ampliar o
“leque” de opções para seus clientes, parceiros e colaboradores.
Todos os cuidados com embalagens nas vendas online são por conta do vendedor, afinal, todo comércio online tem que tomar cuidado com dois itens importantes:
A embalagem e passar os dados corretos para a transportadora.
Parece simples, mas tem muitos detalhes envolvidos nisso e é
por isso que vamos dar algumas dicas referente aos cuidados com embalagens nas
vendas online.
Agora vamos auxiliar em 2 pequenos tópicos:
– Tipos de embalagens
e personalizações
– Proteções dentro das embalagens
Tipos
de embalagens e personalizações
O tipo de embalagem mais comum é a caixa de papelão, que
pode variar do tamanho: C x L x A de 16 x 11 x 2 até 105 x 105 x 105 (medidas
em cm).
Tem também os modelos de embalagens plásticas, porém são
sensíveis e podem furar, rasgar ou extraviar com mais facilidade e não é
recomendado.
A embalagem de papelão, além de mais segura você tem a
oportunidade de providenciar uma experiência melhor ao usuário, mas de que
forma?
Personalizando sua embalagem, seja com adesivos, embalagens
já impressas, dobras especiais e outros detalhes. Tudo isso depende da
criatividade da equipe responsável e pelo tipo de produto que a empresa
trabalha.
Fazendo isso, acaba surpreendendo seu cliente fazendo com que
tenha a possibilidades de ele querer compartilhar a forma que chegou o produto,
criando uma confiabilidade, satisfação e até uma divulgação de sua marca.
Proteção
dentro das embalagens
Dentre os cuidados com embalagens nas vendas online,
separamos uma lista para ajudar a proteger os produtos dentro das embalagens.
Veja a lista desses protetores:
– Plástico bolha
– Almofadas de ar
– Placas de isopor
– Fita gomada / Fita adesiva
– Papel fragmentado
Sendo assim você consegue proteger diversos tipos de produtos da melhor forma possível, garantindo que o produto chegue sem avarias.
Mas esperamos que tenham aprendido algo com nossas dicas sobre cuidados com embalagens nas vendas online e melhore o vínculo com seus clientes.
As nossas dicas para não ter extravio de mercadorias valem tanto para transportadoras quanto para empresas que vendem pela internet, por quê?
Porque nem sempre o erro é durante o transporte, mas muitas
vezes na empresa que fez a venda e terceiriza as entregas.
Porém se passarmos as dicas para não ter extravio de mercadoria, vamos comentar um pouco sobre os principais motivos de extravio de mercadoria.
Afinal, para tentar evitar ao máximo esse tipo de problema,
precisamos conhecer um pouco sobre eles, assim todos os envolvidos podem tomar
as devidas providências.
São muitos os motivos de extravio de mercadorias?
Se atente nos principais motivos de extravio:
– Endereço errado ou inexistente
– Erro no sistema de impressão de dados da mercadoria
– Embalagens sem identificação alguma
– Falha na logística dos correios
– Falha na logística da transportadora responsável
– Funcionários mal-intencionados
– Furtos / Roubos
Nem sempre existem reais culpados, nem todo sistema é
perfeito, porém, por esse motivo devem-se fazer melhorias em todos os aspectos
para evitar ao máximo que ocorra algum problema.
Mas vamos agora as nossas dicas para não ter extravio de mercadorias:
– Ter um ERP de qualidade
– Contar com transportadoras particulares (não apenas Correios)
– Emitir nota fiscal
– Confirmação dos dados do destinatário/destino
– Pegar o código de rastreio
– Fazer seguro
Entretanto, no final das contas, o extravio de mercadoria afeta 3 entidades: Comprador, Vendedor e Transportador.
Ninguém tem interesse em problemas, pois afeta todo um processo
prejudicando a todos.
Mas nossa equipe espera que tenham aproveitado nossas dicas para não haver extravio de mercadorias e assim os processos do seu negócio cresçam cada vez mais.