Os únicos usuários que se perguntam para que serve uma API, são os novatos na programação ou veteranos que costumam trabalhar com sistemas internos.
Mas para quem trabalha com sistemas externos e principalmente WEB já tem uma boa base para que serve uma API.
API (Application Programming Interface) é um conjunto de comandos,
funções, objetos e protocolos usados para interagir com sistemas externos ou
que você padroniza para que outros sistemas acessem o seu.
Por exemplo, você tem um sistema de cadastros de clientes,
nele você cadastra os produtos mais comprados e seu estoque. Caso você quiser
que seu fornecedor saiba quando precisa reabastecer seu estoque, você pode
liberar os acessos de quantidades para que ele saiba quando estiver acabando ou
os produtos que são mais comprados.
Ou seja, o sistema dele acessa o seu via sua API, que libera
apenas os dados que sua API tem configurada.
Quais
são as API’s mais usadas?
Além de explicar para que serve uma API, vamos dar os
melhores exemplos de suas aplicações mais usadas.
No entando, muitos aplicativos famosos, redes sociais, bancos, transportadoras, aplicativos de pagamentos entre outros, tem sua própria API para que facilite os acessos para diversos clientes, parceiros ou fornecedores.
Por isso eles acabam crescendo mais, porque os clientes ou
usuários finais, tem mais facilidade no conjunto de informações com poucos
cliques o que torna o UX (User experience) melhor.
Não
necessariamente, tudo depende do seu segmento e qual objetivo do seu negócio.
Muitas empresas utilizam as API’s para facilitar a usabilidade dos clientes.
Alguns exemplos
mais comuns:
Enquanto algumas das empresas que tem algum site que necessita de login, facilita usando API’s das redes sociais, outras empresas que tem um e-commerce, utiliza alguma API de pagamento e alguma API de fretes.
E assim por diante, esperamos que tenha entendido para que serve uma API, não deixe de analisar nossos outros artigos sobre diversos assuntos!
Perspectiva para o e-commerce em 2020, o que esperar?
Cada vez mais as compras online aumentam, os números apenas crescem, as tendências aumentam e as pessoas começaram a perder o medo, as tecnologias melhoram e facilitam as compras dos usuários de diversas formas e por isso queremos mostrar os principais itens e as perspectivas para o e-commerce em 2020.
Faturamento das lojas virtuais em 2019
Por exemplo, só em 2019 o faturamento eletrônico chegou a quase 27 bilhões de reais só no primeiro semestre, com crescimento de quase 12% em relação a 2018. E como resultado até o fim de 2019, chegou a quase 80 bilhões, significa que o faturamento do famoso comércio eletrônico quase dobrou em um semestre.
Quantidade de pessoas comprando online
Em 2019, são mais de 120 milhões de compras online, com ticket médio de R$420,00, e teve o aumento de 6% em usuários, o que chega a quase 60 milhões de pessoas comprando pela internet em diversos setores, e isso da 27% da população brasileira.
O que esperar do e-commerce para 2020?
Os números em 2019 foram incríveis, porém a expectativa para 2020 é melhor ainda, veja a lista que aumentam nossas perspectivas para o e-commerce em 2020:
Novos bancos com sistemas de pagamentos automatizados
Sistemas integrados de diversos tipos
Omnichannel (integração de empresa -> cliente)
Novo governo (trazendo mais de 300 bilhões de investimentos de fora)
Mais indicações
Mais confiabilidade
Facilidade de aquisições de comércios eletrônicos
Conforto / Comodidade / Facilidade / Segurança
Mas ao ver uma lista dessas, os incentivos para trabalhar com e-commerce com certeza vão aumentar!
Você que quer ser um empreendedor online, 2020 vai ser um ano com mais crescimento e perspectiva.
Muito importante, se você já é empreendedor, fique atento as tecnologias que usa na sua empresa, se está atendendo a demanda e se seus clientes estão sendo bem atendidos.
Em outras palavras, já trabalha com entregas eletrônicas? Procure um sistema que consiga integrar e facilitar a entrega e segurança para seus clientes.
Reveja a lista e aumente sua perspectiva para o e-commerce em 2020!