Responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce

Responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce

Durante uma compra, nem tudo deve partir da empresa, devemos colocar em pauta as responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce.

Responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce

Mas é claro que a empresa que oferece os produtos deve sempre deixar todas as informações com o máximo de clareza, mas é fundamental que o consumidor final se atente e coopere para que o processo todo seja um sucesso.

No entanto, é do interesse de ambos que o processo de compra e a entrega do produto ocorra bem.

As regras favorecem o consumidor

E com o passar dos anos as leis para compras foram sendo adaptadas com o intuito de favorecer ao consumidor, por isso as empresas tentam deixar os processos mais práticos possíveis.

As empresas têm que sempre buscar melhorar os processos, afinal o insucesso de uma venda para um cliente que compra no e-commerce gera prejuízo para seu negócio.

Por isso, para ajudar o cliente a fazer a parte dele as empresas precisam:

  • Deixar as informações mais importantes sobre o produto
  • Ter as características técnicas completas abaixo das informações
  • Especificar bem a unidade de medida
  • Se necessário, dizer os requisitos mínimos para se obter o produto
  • Emitir nota fiscal com todas as informações corretas
  • Embalar de forma adequada para não danificar o produto
  • Ter canais de atendimento para melhores esclarecimentos

Por mais que pareça uma etapa simples é muito mais complicado do que parece.

Muitas empresas passam por situações que ajudam a entender melhor os perfis de seus clientes, e assim elas conseguem melhorar seu modelo de negócio e processos a partir destas experiências, contribuindo para evitar erros.

O cliente sempre tem razão

Embora as empresas adotem a conduta de que o cliente sempre tem razão, as responsabilidades do cliente para comprar no e-commerce são simples e precisam ser praticadas, sendo algumas delas:

  • Ler com atenção a descrição do produto para ver se é realmente o que deseja
  • Conferir cores/tamanhos e opções durante a compra
  • Verificar se o produto não é muito grande ou pequeno para o uso
  • Avaliar se o produto tem dimensões compatíveis com a passagem pelas portas da sua residência/prédio/elevadores
  • Preencher as informações corretamente, indicando se é apartamento ou se tem algum complemento
  • Tirar todas as dúvidas por meio de mensagem com a loja, inclusive sobre a entrega, no caso de condomínios ou áreas de difícil acesso.

Mas precisamos dizer que, mesmo que o cliente sempre tenha razão, um pouco de cooperação e prática do bom senso pode ajudar muito ambas as partes, não?

Ajudar as empresas a serem melhores sendo bom como cliente/consumidor, além de aumento no custo dos produtos pela compensação das perdas.

Isso evitará problemas durante os processos que são bem complicados e desgastantes para todas as partes envolvidas.

A melhor relação entre Empresa e Cliente é aquela em que todo mundo ganha!

Se quiser ver um artigo sobre conferência na entrega, clique aqui.

Mas se quiser saber mais sobre cálculos de frete, clique aqui.

No entanto, se quiser saber mais sobre seguro de carga, clique aqui.

Evitar problemas nas entregas para e-commerces

Evitar problemas nas entregas para e-commerces

evitar problemas nas entregas para e-commerces

Todas as transportadoras procuram evitar problemas nas entregas para e-commerces, embora já existam algumas regras, leis e procedimentos, em alguns casos ainda acontecem adversidades.

No entanto ninguém fica de fora dessa, seja transporte próprio ou parcerias, se os proprietários ou lojistas que gerenciam as entregas não tomarem todos os devidos cuidados, podem ter prejuízos.

E os prejuízos nem sempre são pequenos, por isso, avalie bem o produto que está vendendo e suas regras de negócio.

Atenção com os produtos e procedimentos

Existem diversos tipos de produtos para entrega e todos devem receber a devida atenção, porém alguns procedimentos com produtos maiores precisam ser um pouco mais estudados, tanto para a proteção da empresa, quanto para a do cliente.

Vamos citar alguns dos principais tópicos para evitar problemas nas entregas para e-commerces:

  • Nota fiscal com dados corretos da entrega
  • Dados completos do produto
  • Especificações técnicas de acordo
  • Confirmar o endereço de entrega
  • Se o produto for de médio/grande porte, sugerir a verificação das dimensões se podem ser entregues no local
  • Dependendo do endereço de entrega, se for prédio/condomínio verificar os acessos e se podem ser entregues da maneira correta.

Esses são os fatores mais comuns que causam problemas dependendo do produto e situação, portanto, certifique-se que os setores responsáveis da empresa confirmem algumas informações para evitar problemas.

Essas informações devem ser registradas via e-mail ou sistema, tanto da parte da empresa quanto do cliente, para que fique bem documentado.

Por que devo me atentar tanto com certos procedimentos?

Grande parte dos lojistas procuram a melhor forma de atender os clientes e evitar problemas nas entregas para e-commerces.

Porém, as leis são muito favoráveis ao consumidor e, por este motivo, determinados produtos devem ser anunciados com cautela.

Imagine que produtos maiores como refrigeradores, colchões, sofás e similares não passem pela porta de um apartamento ou não caibam num elevador. Se ambas as partes não forem bem instruídas, as coisas podem ficar bem complicadas.

Não é incomum que as transportadoras não realizem entregas no apartamento, já que normalmente para reduzir custo de transporte, as entregas ocorram apenas na presença do motorista e um ajudante. Se o local não possui estacionamento apropriado para o veículo e gente de apoio no local, a contrapartida é efetuar a entrega na portaria.

Nos casos em que há recusa ou uso da lei do arrependimento por parte do consumidor, se os responsáveis pela retirada do produto não agirem em tempo hábil e alinhar com o cliente um prazo para o recolhimento, pode acontecer dele se desfazer da mercadoria alegando não ter onde guardar e aí, a grosso modo, vai “ficar por isso mesmo”. Principalmente em vendas feitas através de marketplaces.

Por esses e outros motivos, sempre é bom avaliar as situações a fim de evitar problemas nas entregas para e-commerces.

Caso queira saber mais sobre embalagens de produtos, clique aqui.

Para saber a respeito de segurança de loja virtual, clique aqui.

No entanto, se tem interesse em informações de marketing digital, clique aqui.

SEO em Marketing Digital

SEO em Marketing Digital

A Frete Click é uma empresa de tecnologia e oferece o serviço de SEO em Marketing Digital para sua empresa.

O termo SEO (Search Engine Optimization) que traduzido significa otimização para mecanismo de busca é um conjunto de técnicas que quando bem-feitas e estudadas, visam pegar as primeiras posições orgânicas do Google.

Quando seu site ganha posição orgânica (sem pagar por posicionamento como o Google Adwords) você começa a gerar tráfego para seu site sem pagar a mais por isso.

As técnicas do SEO

O SEO em Marketing Digital é bem amplo e existem diversas técnicas e estratégias para aplica-lo em seu site, seja institucional ou e-commerce.

As técnicas de SEO são divididas em 02 partes: on page e off page, mas o que significa isso?

On Page são as técnicas trabalhadas dentro de seu site, como por exemplo:

  • Títulos
  • Descrição
  • Meta tags
  • Caminho da página
  • Atributo alt em imagens
  • Conteúdo

No entanto, ao longo do tempo o Google vem trabalhando para uma IA (Inteligência Artificial), os famosos “Robozinhos do Google”, consigam dar mais relevância para conteúdos com melhor escrita.

Então, além de trabalhar todos esses itens dentro do site (lembrando que esses são os básicos), o texto contendo pelo menos uma imagem, com título e descrição relevante, é o básico de uma página otimizada.

Mas agora vamos falar das técnicas off page, que são:

  • Backlinks (Links de outros sites)
  • Qualidade nos Backlinks
  • Tempo de um domínio
  • Tempo que esse domínio foi pago (Exemplo, pagar o domínio por 5 anos ou mais)
  • Menção em redes sociais e fóruns

A parte de off page é a mais complicada de trabalhar, porém utilizando a estratégia correta, começam a ter bons resultados.

O que podemos fazer por você?

No entanto, nossa empresa conta com especialistas de diversas áreas:

  • Desenvolvimento
  • Redação
  • Design
  • Analista SEO

Com isso, seguimos as seguintes etapas:

  • Análise dos produtos e/ou serviços
  • Análise do site
  • Estudo de tendências
  • Desenvolvimento do Cronograma
  • Criação de conteúdos e artes
  • Implementação e configuração dos itens no site

Esse ciclo se repete periodicamente e a vantagem é que já deixamos pronto para poder postar nas suas redes sociais, no período combinado.

Mas conte com uma empresa que tenha SEO em Marketing Digital para alavancar suas vendas e reduzir custos.

Veja alguns artigos relacionados:

Se quiser saber a diferença entra ADS e SEO, clique aqui.

Mas se não tem site e precisa criar seu www, saiba mais clicando aqui.

No entanto, se você tem site e quer entender sobre certificado de segurança (SSL), clique aqui.

Entrega Sedex no site

Entrega Sedex no site

entrega Sedex para meu site

A maioria das lojas virtuais oferecem o serviço de entrega Sedex no site, além do PAC e entrega normais dos Correios.

Mas será que hoje, só isso é suficiente para atender a demanda? Prazos? Satisfação do cliente?

Ter a entrega Sedex no site é importante, mas vamos ver quais opções podem melhorar muito mais sua credibilidade, tanto online quanto off-line?

Plug-In o Gateway de Frete

Muitos ainda não conhecem tal ferramenta, embora possam até já ter utilizado mas não sabem sobre seu nome técnico ou funções disponíveis.

No entanto, essa ferramenta tem o poder de ajudar aqueles que possuem lojas físicas e lojas virtuais.

Para quem tem loja física, basta acessar o link de cotação clicando aqui.

Quando ele acessa, preenche as informações da mercadoria, local de retirada e entrega.

E no final do preenchimento ele vai ter em mãos:

  • Transportadoras disponíveis para a entrega desejada
  • Valores finais
  • Prazo para a coleta no local
  • Prazo para a entrega

Parece um sonho, não? Inclusive também tem a entrega Sedex no site junto com as outras opções, ficando muito fácil comparar o custo benefício de suas entregas.

No entanto, se você possui um e-commerce, essas opções irão aparecer para seus clientes na hora em que eles informarem o CEP para ver sobre o frete.

Imagina a facilidade e confiança que seus clientes vão ter usando um sistema desses e ainda com diversas opções com custo-benefício excelentes!

Garantia de sucesso com entrega Sedex no site

Além desse sistema ser prático e rápido isso tudo pode ser tão bom ou até melhor quanto ter uma entrega Sedex no site.

Você terá mais opções para seus clientes, seguro de carga nas contratações de Transportadoras e ainda aumentar o controle de suas vendas.

Não deixe de conhecer mais detalhes sobre essa ferramenta que vai te ajudar nas conquistas do dia a dia.

Precisando entender mais sobre Gateway de frete, clique aqui.

Mas caso queira saber como contratar um e-commerce, clique aqui.

No entanto se precisa aumentar seu alcance de clientes e precisa aprender a gerar Leads através de um blog, clique aqui.

Qualquer outra dúvida ou solicitação, entre em contato com nossa equipe comercial.

Empresa especializada em e-commerce

Empresa especializada em e-commerce

Se você quer vender online precisa de uma empresa especializada em e-commerce.

Levar sua loja física para o virtual não é uma tarefa simples e exige que você tome diversos cuidados durante o processo.

Caso tenha pouco conhecimento do assunto, procure uma empresa especializada em e-commerce onde tenha o suporte necessário para te ajudar nas etapas.

O que eu preciso para ter meu e-commerce?

Antes de ir atrás de uma empresa especializada em e-commerce você precisa avaliar alguns pontos de seu negócio:

  • Produtos que vai vender online
  • Características do produto, como peso e dimensões
  • Padrões de embalagens
  • Viabilidade de estoque para prazos de entrega
  • Investimentos

Procure analisar bem os produtos que vai vender, já verifique as categorias para facilitar a busca pelo produto por seus futuros clientes.

As características técnicas são fundamentais junto com os padrões de embalagens, pois a partir disso que serão calculados os fretes.

Tenha muito cuidado com o estoque, pois, caso não tenha, terá que ter um sistema que te acompanha nos prazos de entrega a partir da chegada dos produtos em suas mãos.

Lembre-se, clientes quando compram, querem flexibilidade e muita, mas muita agilidade no prazo de entrega.

E investimentos, porque além dos gastos com desenvolvimento ou uso de alguma plataforma, tem o investimento em marketing.

O que envolve os investimentos da loja virtual?

A princípio o desenvolvimento, independente da empresa que irá contratar, ela vai analisar grande parte das etapas anteriores.

Mas além do desenvolvimento, quais são os investimentos que podem ter?

  • Marketing
  • CRM
  • ERP
  • Estoque
  • Lugar físico para manter estoque/coleta

Mas nem todos esses itens são essenciais no início, porém marketing é fundamental, e por quê?

Se o seu site estiver pronto e online e ninguém souber que ele existe, ninguém vai visita-lo e muito menos comprar nele.

Por esses e outros motivos, você precisa de uma empresa especializada em e-commerce.

Para saber mais sobre parte técnica de loja virtual, clique aqui.

Mas se quiser saber mais sobre a integração de fretes, clique aqui.

Caso queira dicas de marketing digital, clique aqui.

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