Se você quer vender online precisa de uma empresa especializada em e-commerce.
Levar sua loja física para o virtual não é uma tarefa simples e exige que você tome diversos cuidados durante o processo.
Caso tenha pouco conhecimento do assunto, procure uma empresa especializada em e-commerce onde tenha o suporte necessário para te ajudar nas etapas.
O que eu preciso para ter meu e-commerce?
Antes de ir atrás de uma empresa especializada em e-commerce você precisa avaliar alguns pontos de seu negócio:
Produtos que vai vender online
Características do produto, como peso e dimensões
Padrões de embalagens
Viabilidade de estoque para prazos de entrega
Investimentos
Procure analisar bem os produtos que vai vender, já verifique as categorias para facilitar a busca pelo produto por seus futuros clientes.
As características técnicas são fundamentais junto com os padrões de embalagens, pois a partir disso que serão calculados os fretes.
Tenha muito cuidado com o estoque, pois, caso não tenha, terá que ter um sistema que te acompanha nos prazos de entrega a partir da chegada dos produtos em suas mãos.
Lembre-se, clientes quando compram, querem flexibilidade e muita, mas muita agilidade no prazo de entrega.
E investimentos, porque além dos gastos com desenvolvimento ou uso de alguma plataforma, tem o investimento em marketing.
O que envolve os investimentos da loja virtual?
A princípio o desenvolvimento, independente da empresa que irá contratar, ela vai analisar grande parte das etapas anteriores.
Mas além do desenvolvimento, quais são os investimentos que podem ter?
Marketing
CRM
ERP
Estoque
Lugar físico para manter estoque/coleta
Mas nem todos esses itens são essenciais no início, porém marketing é fundamental, e por quê?
Se o seu site estiver pronto e online e ninguém souber que ele existe, ninguém vai visita-lo e muito menos comprar nele.
Por esses e outros motivos, você precisa de uma empresa especializada em e-commerce.
Para saber mais sobre parte técnica de loja virtual, clique aqui.
Mas se quiser saber mais sobre a integração de fretes, clique aqui.
Caso queira dicas de marketing digital, clique aqui.
Já parou para pensar em ferramentas para acompanhar seu e-commerce? Em ferramentas que te auxiliam na usabilidade do usuário em relação a sua plataforma desenvolvida ou se suas ações de marketing estão tendo retorno?
Existem ferramentas para acompanhar seu e-commerce gratuitas (algumas com opções de planos pagos) que podem ajudar mais do que imagina,.Então vamos a elas:
Hotjar
Google Analytics
Google Adwords
Acompanhando a tela do usuário
O Hotjar é uma ferramenta incrível que tem algumas funções como:
Analisar os formulários preenchidos
Verificar até onde o usuário vai
Confirmar caminhos de navegação
Apontar lugares mais clicados no site
Gravar movimentação do usuário (Mouse e rolagem da tela)
Com esta ferramenta, embora sejam recursos incríveis desde a parte do cadastro até a configuração é bem simples.
Você mesmo pode fazer tudo isso, a única coisa que vai precisar de ajuda do desenvolvedor ou de quem cuida da sua loja virtual na parte de programação, é que coloque um código no site para ativar as funções de seu cadastro.
Assim, você pode escolher saber:
Como as pessoas reagem a seus formulários
Quantas pessoas fazem o caminho desejado
Quantas pessoas desistem de fazer alguma ação
Como as pessoas reagem a determinada página
Com essa ferramenta, você tem o poder de tomar ótimas decisões para seu negócio.
Analisando os dados e tráfego do seu site
O Google Analytics é uma ferramenta grandiosa (e gratuita) que, com o mesmo procedimento de colocar um código no seu site para acompanhamento, ele consegue gerir informações primordiais para tomadas de decisões como:
Quantidade de visitas diárias
Localização dos usuários que acessam seu site
Quantidade de pessoas online naquele momento
Quantas acessam de computadores ou smartphones
Por quais páginas elas acessam e quais caminhos fazem até a saída
Essas são apenas as principais informações, além disso você pode comparar visitas por períodos de sua escolha.
Viu como essa pode ser uma das principais ferramentas para acompanhar seu e-commerce?!
Google Adwords
O Google Adwords é o famoso “leilão” da internet, mas por quê?
Porque você paga para estar nas primeiras posições e, quem paga mais, fica melhor posicionado. E como funciona?
Vamos supor que você queira anunciar produtos como… creme para as mãos, então, você configura uma campanha destinada a esse produto com palavras como: “comprar creme para as mãos”
Toda vez que alguém digitar no Google esta palavra-chave, de acordo com as configurações que você escolheu, tais como: Região, horários, dispositivos, valor de lance, entre outras configurações, você aparecerá na busca paga do Google, e caso cliquem em seu anúncio, você pagará um valor X, de acordo com as parametrizações e valor de palavra-chave definidos.
Para poder vender pelo Google Adwords, você tem que mensurar bem o “custo de um cliente”. Pois, nem todos os cliques em seu link se transformarão em venda. Então, dê prioridade a produtos com margem de lucro, para que seus cliques não sejam desperdiçados.
O Google Adwords além de ser uma ferramenta para o acompanhamento seu e-commerce, ele é mais um ativo de Marketing Digital para sua loja. Porque ele consolida informações do que as pessoas buscam na internet e com que frequência elas fazem isso.
Caso queira saber um pouco mais a respeito, pesquise sobre o “planejador de palavras-chave”.
Espero que este artigo tenha ajudado a conhecer um pouco mais sobre as Ferramentas para Acompanhar seu E-Commerce. Agora, precisando saber sobre como contratar um Gateway de Fretes para sua loja virtual, clique aqui.
Os únicos usuários que se perguntam para que serve uma API, são os novatos na programação ou veteranos que costumam trabalhar com sistemas internos.
Mas para quem trabalha com sistemas externos e principalmente WEB já tem uma boa base para que serve uma API.
API (Application Programming Interface) é um conjunto de comandos,
funções, objetos e protocolos usados para interagir com sistemas externos ou
que você padroniza para que outros sistemas acessem o seu.
Por exemplo, você tem um sistema de cadastros de clientes,
nele você cadastra os produtos mais comprados e seu estoque. Caso você quiser
que seu fornecedor saiba quando precisa reabastecer seu estoque, você pode
liberar os acessos de quantidades para que ele saiba quando estiver acabando ou
os produtos que são mais comprados.
Ou seja, o sistema dele acessa o seu via sua API, que libera
apenas os dados que sua API tem configurada.
Quais
são as API’s mais usadas?
Além de explicar para que serve uma API, vamos dar os
melhores exemplos de suas aplicações mais usadas.
No entando, muitos aplicativos famosos, redes sociais, bancos, transportadoras, aplicativos de pagamentos entre outros, tem sua própria API para que facilite os acessos para diversos clientes, parceiros ou fornecedores.
Por isso eles acabam crescendo mais, porque os clientes ou
usuários finais, tem mais facilidade no conjunto de informações com poucos
cliques o que torna o UX (User experience) melhor.
Não
necessariamente, tudo depende do seu segmento e qual objetivo do seu negócio.
Muitas empresas utilizam as API’s para facilitar a usabilidade dos clientes.
Alguns exemplos
mais comuns:
Enquanto algumas das empresas que tem algum site que necessita de login, facilita usando API’s das redes sociais, outras empresas que tem um e-commerce, utiliza alguma API de pagamento e alguma API de fretes.
E assim por diante, esperamos que tenha entendido para que serve uma API, não deixe de analisar nossos outros artigos sobre diversos assuntos!