por Frete Click | jan 6, 2022 | Logística
A TDA, Taxa de Dificuldade de Acesso, é um valor incorporado no cálculo do frete quando a região, de coleta ou entrega, apresenta particularidades como estas abaixo:
– Vias sem pavimentação e difícil condução dos veículos;
– Locais com histórico de alagamentos;
– Rua muito íngreme;
– Zona Rural;
– Cidade com pouco fluxo de carga;
– Região ou passagem por áreas de Patrimônio Tombado.
Portanto, a TDA é uma maneira de compensar os custos adicionais para a realização das entregas com estas dificuldades.
A TDA é uma taxa totalmente previsível?
Na maioria das vezes só é possível identificar se há dificuldade e qual o grau, quando o veículo chega ao local. Por esta razão, a TDA é uma taxa que, não raramente, gera discussões intermináveis entre a Transportadora e o Contratante do serviço.
Em geral, as dificuldades nestes locais de entrega são vistas de maneira diferente entre as partes envolvidas, uma vez que, o remetente ou o destinatário, tem um olhar mais simplista da sua região.
É possível minimizar os impactos da taxa TDA nos seus fretes?
Como dissemos anteriormente, a TDA pode ser cobrada posteriormente como um valor complementar e normalmente não se consegue negociar a sua isenção.
As transportadoras trabalham em modelo de parcerias, onde os valores são repassados como efeito cascata.
Mas algumas informações importantes podemos obter na contratação do frete. Veja nossas dicas:
– Consulte sua transportadora sobre a disponibilidade de uma relação com alguns locais que já possuem TDA estabelecida;
– Negocie para que, em casos de entregas com TDA, a cobrança seja feita após sua consulta e autorização;
– Tenha controle sobre os destinos de suas encomendas. Quanto melhor mapeado o volume de entrega, mais assertiva será a negociação dos valores dos seus fretes.
Agora, se você não quer ter problemas com sua logística e pretende ter o foco no seu produto, fale com os profissionais da FRETE CLICK®. Além de economizar nos fretes, você terá a sua disposição as melhores transportadoras do Brasil e um time de especialistas que farão a diferença nas suas operações, com acompanhamento diário e todas as informações disponíveis via web.
Para mais informações sobre como contratar os fretes através da FRETE CLICK® clique aqui, ou fale conosco por meio dos nossos canais de atendimento (Whatsapp, Email ou Telefone).
No entanto, se quiser saber sobre Google Adwords para impulsionar sua empresa, clique aqui.
Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como as Imagens dos Produtos no seu E-commerce impactam nas suas vendas, saiba mais clicando aqui.
E fiquem atentos! Continuem acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®.
Toda semana tem um! 😉
por Frete Click | dez 15, 2021 | Logística
Ao contratar um serviço de frete com uma transportadora ou plataforma online, provavelmente você irá optar pelo melhor preço, certo?
Se a resposta for sim, é preciso considerar em sua decisão, como são calculados estes serviços e porque encontramos grandes variações entre as opções.
Um dos componentes no valor do frete é o Ad Valorem, ou simplesmente o Frete Valor, que está relacionado diretamente ao seguro por avarias, extravios e roubos. Portanto, você será ressarcido nestas situações se a transportadora estiver em dia com sua seguradora. Sendo assim, desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado.
Importante lembrar que o valor a receber será aquele declarado em nota fiscal, independentemente de qualquer outro valor atribuído ao produto. Mas é preciso falarmos que, transportes com uso de Declaração de Mercadoria não são aceitos para efeito de cobertura de seguro para a grande parte das empresas de transporte.
Durante o processo do transporte, sua encomenda passa por pelo menos três etapas, sendo a coleta, a transferência e a entrega. Isto envolve diversos profissionais, manuseio constante e ambientes adversos.
Desta forma, os riscos são constantes e fazem parte desta atividade.
Oportuno lembrar que uma embalagem adequada ao produto garantirá que estas etapas ocorram sem dificuldades.
Lembre-se que o serviço de transporte e a entrega são extensão da sua empresa, ou seja, você agrega valor ao seu produto também quando ele está em poder de terceiros. Afinal uma transportadora sem seguro pode colocar em risco todos os seus investimentos.
Dicas para uma contratação de frete segura:
Tenha em mente que os riscos no transporte são inevitáveis, então avalie como sua transportadora administra cada etapa do processo, caso tenha uma ocorrência.
– Evite a zona de conforto e faça pesquisas com novas transportadoras a cada seis meses;
– Exija a apólice de seguros com os tipos de cobertura a vigência e os pagamentos em dia;
– Você pode optar por pagar seu próprio seguro, mas é preciso entender as regras que a transportadora poderá impor.
A saber: O RCTR-C (Responsabilidade Civil sobre o Transporte Rodoviário de Cargas), ou seguro de acidentes é obrigatório.
Já o RCF-DC (Responsabilidade Civil Facultativa do Transporte Rodoviário por desaparecimento de Carga) para roubos e desvio de cargas, que não é obrigatório.
– Utilize plataformas online para as cotações e contratações de seus fretes. Estas empresas são especializadas e possuem profissionais que poderão te ajudar de acordo com a sua necessidade.
A FRETE CLICK ®, além da cotação e contratação online com mais de 80 transportadoras, oferece gestão logística das suas entregas através de uma Central de Relacionamento, com atendimento humanizado e gratuito.
Aproveite a página do nosso blog e conheça todos os nossos artigos e visite também nossa home, bastando clicar em nosso logotipo na barra superior.
Se você quiser saber sobre “artigo da Importância da Embalagem”, acesse aqui.
Mas, se você ainda em dúvidas sobre “Seguro de Carga”, clique aqui.
No entanto, se o seu interesse é sobre como funciona a FRETE CLICK®, acesse aqui.