Todos que tem um negócio virtual procuram ter resultados, mas um item importante que precisam entender é: O que é gestão de tráfego?

Vamos partir do princípio: Tráfego é toda movimentação dos leads (usuários em potencial) que tem nos canais relacionados a sua empresa, desde as mídias sociais até o seu site ou loja virtual.

Cada empresa trabalha isso de diversas formas, desde uma simples panfletagem até o uso de Marketing Digital.

Porém, para obter melhores resultados, é necessário entender como esse tráfego chega até você.

E é assim que você vai acabar entendendo o que é gestão de tráfego.

Como saber de onde vem meus leads?

Para fazer uma boa gestão de tráfego é bom ficar de olho de onde vem seus contatos. A melhor maneira é perguntando durante o atendimento e registrando em algum CRM (Customer Relationship Management). O CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente.

No entanto uma outra forma interessante é utilizar algumas ferramentas disponíveis. Já falamos das melhores ferramentas em um de nossos artigos, para acessa-lo, clique aqui:

Uma das ferramentas citadas é o Google Analytics, nela você sabe de quais regiões vem seu tráfego no site. Quando bem configurada, você sabe se eles vêm das mídias sociais, do Google Adwords ou de buscas orgânicas.

Qual a melhor forma de gerenciar o tráfego?

Para poder gerenciar o tráfego, primeiro precisa ter alguma movimentação! Então, o ideal é fazer a divulgação de sua empresa no modo orgânico ou do modo pago, vamos deixar uma relação de artigos interessantes para você:

Esses artigos são a base para conduzir um bom tráfego para seu negócio e depois disso é que você pode gerencia-lo.

Mas a melhor forma de gerenciar o tráfego é distribuindo suas energias e investimentos de acordo com os últimos resultados. Parece simples, mas você tem que se atentar a detalhes que vão fazer a diferença, tais como:

  • Analisar regiões
  • Sexo
  • Faixa etária
  • Comportamento
  • Principais interesses
  • Analisar se consegue atender com produto ou serviço similar
  • Verificar a possibilidade de ampliar seu negócio, trazendo novidades relacionadas, caso não consiga atender aquele lead naquele momento.

Agora que você sabe o que é gestão de tráfego, procure entender sobre as ferramentas e opções que tem a sua disposição para começar a trazer grandes resultados para seu negócio.