Composição de valor do rodoviário – Frete Peso e Pedágio

Frete peso e pedágio

Em nossa última postagem abordamos o tema FATOR DE CUBAGEM para dar início a série onde mostraremos a composição de valor do rodoviário.

Hoje vamos falar sobre dois itens importantes do : Frete Peso e Pedágio. Ambos estão ligados diretamente ao peso do produto, seja ele cubado ou real. Desta forma, podemos afirmar que seu frete terá um custo proporcional ao peso, independentemente do valor do produto, ou seja, quanto mais pesado, mais caro será o frete.

Soma-se a este custo, o valor do pedágio, devido este ser cobrado por fração de kg.

Em uma conclusão mais didática, o Frete Peso + Pedágio serão mais relevantes no de uma geladeira do que em um celular, ainda que tenham o mesmo valor de nota fiscal. 

Qual o impacto do Frete Peso e do Pedágio no seu custo logístico?

Uma certeza você já tem, que é o desafio de fazer o seu produto chegar ao destinatário. Neste sentido é preciso avaliar qual o melhor método a ser utilizado diante de tantas opções que o cenário logístico te oferece.

Diferentemente da área comercial, onde os profissionais trabalham com metas de faturamento, a tem como principal objetivo o melhor resultado com o menor custo. 

Sabemos que em uma escala de peso, à medida que este aumenta, maior será seu investimento na movimentação de carga.

Isto se aplica internamente e no , sendo que em alguns casos serão obrigatórios o uso de empilhadeiras, plataformas de elevação, paleteiras especiais, caminhões com suspensão a ar, quantidade de eixos adicionais, entre outros. Todos estes cuidados terão reflexo direto no Frete Peso e Pedágio.

Como obter uma boa negociação de preço do frete para produtos pesados:

Quando o assunto é carga fracionada seca, imaginamos um baú com vários volumes semelhantes compartilhando este espaço, porém não podemos esquecer que as semelhanças neste caso ficam apenas no visual. Se o produto a ser transportado tiver um peso concentrado acima da média praticado pela transportadora, certamente o custo deste frete não será o melhor. Isto se deve por estar fora do perfil.

Se este é o seu caso, siga as nossas sugestões:

  • Pesquise por transportadoras com know how neste tipo de transporte;
  • Procure desenvolver embalagens que facilitem a movimentação dos volumes;
  • Negocie o preço do frete com foco no peso e não no Ad Valorem e GRIS;
  • Consulte profissionais com experiência no assunto e que possam te orientar de forma isenta e transparente;
  • Utilize preferencialmente uma plataforma de contratação de fretes on line. Com a Frete Click você compara e contrata o melhor frete para o seu perfil de carga, além de obter a gestão completa das informações que você precisa.

Sobre Fator de Cubagem saiba mais clicando aqui,

No entanto se quiser saber mais sobre o Impacto do Combustível no Frete, clique aqui.

E continue acompanhando novos conteúdos da FRETE CLICK®!

Falar com consultor
Olá, como podemos ajudar?