para E-commerce – o que é preciso saber

Para todos que tem um negócio online e sabe pouco de , verão a seguir sobre para e-commerce – o que é preciso saber

Se você tem um ecommerce ou está pensando em desenvolver um, para a contratação de fretes você precisa encontrar um Gateway de Frete de qualidade. Por que?

Os Correios, embora seja um método popular, andam deixando a desejar e, com isso, as transportadoras vem ganhando mercado. Porém, as transportadoras devem estar totalmente preparadas para atender as demandas do mercado atual.

Todas as transportadoras possuem seguro de carga para o e-commerce?

O que é preciso saber?

Que Gateways de frete que prezam por seus clientes, só fazem parcerias com transportadoras que levam o negócio a sério, e o que significa isso?

Existem diversos tipos de seguros para transportadoras, entre os principais:

  • Seguro de transporte nacional
  • RCTR-C
  • RCF-DC
  • RCT-VI
  • RR
  • RCTA-C
  • Avarias
  • Roubos e furtos

O único seguro obrigatório é o RCTR-C (Responsabilidade Civil Transportador Rodoviário de Carga).

Essas transportadoras são registradas no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC) da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Mas para fazer parceria com um de qualidade, é necessário ter pelo menos os seguros de:

  • RCTR-C
  • RCF-DC
  • Avarias

Não faça parceria com nenhum que não tenha, no mínimo, esses requisitos!

Caso não saiba o que é um Gateway de frete, clique aqui.

A importância do seguro de carga para o e-commerce


Todo e-commerce tem sua política de qualidade e sua responsabilidade com seus clientes e, por esta razão contratar transporte com seguro é imprescindível.

Diferente do que ocorre quando se utiliza os Correios, quando sua mercadoria sofre algum tipo de avaria, extravio ou falta parcial durante seu transporte, as Transportadoras que possuem seguro ressarcem seus clientes.

Algo que não devemos deixar de falar, dada a sua profunda importância sobre ressarcimento pelas transportadoras, é o cumprimento de procedimentos elementares, como:

  • Embalagem apropriada e resistente,
  • Indicação de fragilidade do produto na embalagem quando necessário,
  • Destaque correto do valor da mercadoria na Nota Fiscal de Venda
  • Conferência da embalagem e da mercadoria pelo Destinatário no ato do Recebimento*

Este último, não que seja o mais importante, mas é primordial para garantir o reconhecimento pela Seguradora. Já que um dos itens avaliados para Identificação de responsabilidade são as ressalvas no Comprovante de Entrega.

Todo processo de ressarcimento passa pelo levantamento do documento utilizado na entrega (Nota Fiscal de Venda e o Conhecimento de Transporte Eletrônico), sendo verificadas as anotações feitas pelo Destinatário durante seu recebimento.

O que devo fazer para não ter problemas com ressarcimento da minha mercadoria?

Indique na página de compra da sua loja online ou nos avisos eletrônicos enviados aos clientes sobre a responsabilidade do Destinatário efetuar a conferência da sua mercadoria durante o recebimento e, ao menor sinal de amassamento ou dano na embalagem do produto, faça a indicação no documento apresentado na entrega.

Embora as transportadoras tenham todo um processo cuidadoso na movimentação das mercadorias, é necessário lembrar que durante seu percurso, as embalagens passam por movimentações inerentes ao trajeto do veículo, além dos manuseios de carga e descarga.

Portanto, caso algo de errado durante o processo logístico, é importante que o cliente seja atendido com praticidade e que o lojista não tenha prejuízos durante o processo.

A ideia é que se tenham processos preventivos e corretivos de qualidade para minimizar eventuais prejuízos de ambas as partes, Lojista e Consumidor.

Mas esperamos ter ajudado nas suas dúvidas com seguro de carga para e-commerce – o que é preciso saber.

Mas restando dúvidas, temos uma equipe experiente e disposta a ajuda-lo.

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